CNBB envia carta de comunhão e solidariedade à Conferência Episcopal da Venezuela
- Radio Catedral

- há 1 dia
- 2 min de leitura
Por Rádio Catedral com informações da CNBB e do Vatican News

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma carta à Conferência Episcopal da Venezuela manifestando proximidade fraterna, comunhão e solidariedade diante da realidade vivida pelo povo venezuelano. No texto, a Presidência da CNBB expressa sua união espiritual com a Igreja que está na Venezuela, reafirmando o compromisso com a oração e o acompanhamento pastoral em tempos de desafios sociais, políticos e humanitários .
Na mensagem, a CNBB destaca o papel da Igreja como sinal de esperança, promotora da dignidade humana e defensora da vida, sobretudo junto aos mais pobres e vulneráveis. A Presidência reconhece a missão profética da Conferência Episcopal Venezuelana e encoraja a perseverança no anúncio do Evangelho, no cuidado pastoral do povo e na busca por caminhos de paz, justiça e reconciliação.
A carta também ressalta os laços históricos e eclesiais que unem as Igrejas irmãs da América Latina e do Caribe, recordando a importância da colegialidade episcopal e da comunhão continental. Nesse sentido, a CNBB reafirma sua disposição em caminhar junto à Igreja na Venezuela, fortalecendo os vínculos de fraternidade e colaboração.
Por fim, a Presidência da CNBB assegura suas preces à Conferência Episcopal da Venezuela, confiando o país e seu povo à proteção de Nossa Senhora e pedindo que o Espírito Santo continue iluminando os pastores e fiéis na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária.
Íntegra da mensagem da CNBB
Estimados irmãos no episcopado,
A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil deseja manifestar sua profunda comunhão fraterna com a Igreja que peregrina na Venezuela, neste momento marcado por tensões, sofrimentos e incertezas que atingem o povo venezuelano.
Unimo-nos espiritualmente às vossas orações e iniciativas pastorais, expressando nossa solidariedade às vítimas da violência, aos feridos e às famílias enlutadas. Como pastores da Igreja na América Latina, partilhamos a dor do povo que sofre e renovamos nossa esperança na força do Evangelho da paz desarmada e desarmante.
Reafirmamos, com convicção, que o diálogo sincero, iluminado pela verdade, pela justiça, pelo respeito à dignidade da pessoa humana e à soberania das Nações, é o único caminho capaz de promover o bem comum, fortalecer a democracia e construir uma convivência social marcada pela reconciliação e pela paz duradoura.
Que o Espírito Santo continue a sustentar a missão profética da Igreja na Venezuela, concedendo serenidade, sabedoria e fortaleza a todos, e conduzindo o povo venezuelano pelos caminhos da unidade e da esperança. Que Nossa Senhora de Coromoto interceda por todo o povo venezuelano.
Saudações em Cristo,
Dom Jaime Cardeal Spengler
Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre – RS
Presidente da CNBB
Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo da Arquidiocese de Goiânia -GO
1º Vice-Presidente da CNBB
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo da Arquidiocese De Olinda e Recife - PE
2° Vice-Presidente da CNBB
Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília - DF
Secretário-Geral da CNBB









Comentários