top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Clero da Arquidiocese JF participa de reunião virtual

Por Fabíola Castro


Dentre os assuntos desta reunião virtual, o comunicado do Arcebispo, Dom Gil, sobre a suspensão das celebrações presenciais e sacramentos em todo território arquidiocesano até 15 de dezembro.


Na manhã da terça-feira, 1º de dezembro, o Clero da Arquidiocese de Juiz de Fora, participou, juntamente com o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, de uma reunião virtual. O encontro, que geralmente reúne os padres na Cúria Metropolitana, foi realizado pela internet devido o atual momento de pandemia e aumento do número de casos de Covid-19.


Dom Gil falou sobre a reunião on-line.

Neste encontro, o Arcebispo comunicou a decisão de suspender a participação presencial em celebrações e da realização de sacramentos até o dia 15 de dezembro. A suspensão vale para todo o território arquidiocesano, devido ao novo aumento do número de casos e mortes em decorrência da Covid-19 na região.

O calendário de programações para 2021 também foi um dos assuntos discutidos, conforme Dom Gil.

O Arcebispo avaliou de forma positiva a reunião, mesmo sendo realizada em ambiente virtual.

Ainda sobre a determinação de suspensão de celebrações presenciais em toda Arquidiocese de Juiz de Fora, Dom Gil deu liberdade aos párocos e administradores de paróquias do interior com relação à realização de missas ao ar livre e para cumprir os agendamentos já realizados pelos fiéis. Contudo, ele pediu que a situação pandêmica local e as orientações municipais sejam levadas em consideração. Em Juiz de Fora, que regrediu para a Onda Amarela do Programa Minas Consciente, a determinação do Arcebispo é que todas as atividades sejam canceladas.


Dom Gil reiterou junto ao Clero a importância da manutenção, principalmente nos próximos 15 dias, das transmissões de Missas e outras atividades paroquiais. Além disso, ressaltou a esperança de que a realidade da pandemia tenha melhorado na segunda metade do mês, para que os arquidiocesanos possam celebrar, da melhor forma, a Festa do Natal do Senhor.


“Nesta hora, é preciso alimentar-nos de esperança, virtude característica do tempo litúrgico que estamos vivendo, o Advento. Não percamos a calma e, muito menos, a confiança em Deus Misericordioso, que enviou Seu Filho para nos salvar do vírus do pecado”, escreve Dom Gil na mensagem.


E finaliza “A todos, envio a bênção de Deus, por intercessão de Nossa Senhora da Conceição, cuja solenidade celebraremos na próxima semana”.


Clique aqui e leia o comunicado do Arcebispo, na íntegra.




52 visualizações0 comentário
bottom of page