top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Cine-Theatro Central completa 95 anos

Por Rádio Catedral

*Foto: site UFJF.

Neste sábado, 30 de março, um dos principais bens do patrimônio cultural de Juiz de Fora, o Cine-Theatro Central, completa 95 anos. O espaço tombado pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi adquirido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 1994, restaurado e reinaugurado em 1996.

 

O Central combina características clássicas, em seu interior, e influências eclética e art déco na fachada. Erguido pela Companhia Industrial e Construtora Pantaleone Arcuri e inaugurado em 30 de março de 1929, o teatro foi projetado para apresentações cênicas, óperas, orquestras e balé e integrou o circuito comercial de cinema até o início da década de 1990 como uma das principais salas de projeção da cidade.

 

O diretor do Cine-Theatro Central, Luiz Claudio Ribeiro, destaca a importância do local e os grandes desafios até se consolidar como o grande espaço cultural que é atualmente.



O Cine-Theatro Central, segundo Luiz Claudio Ribeiro, vem cada dia se consolidando como um espaço para todos os públicos.



O Cine-Theatro tem grande capacidade de recebimento de pessoas e é importante não só para Juiz de Fora, mas para o estado de Minas Gerais.



Desde 2006, o Cine-Theatro Central está vinculado à Pró-Reitoria de Cultura da UFJF, que desenvolve uma política de democratização do acesso ao espaço através do Projeto Luz da Terra, voltado para a valorização de produtores locais, e do Projeto Visita Guiada, para que o público tenha a oportunidade de conhecer sua história e beleza arquitetônica e artística.

 

No site www.theatrocentral.com.br é possível conhecer um pouco do espaço que fica na Praça João Pessoa, S/N - Centro, Juiz de Fora.



*Fotos do site da UFJF.

13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page