top of page

Chuva volta a castigar Juiz de Fora nesta segunda-feira (9)

  • Foto do escritor: Silvia Carvalho
    Silvia Carvalho
  • há 34 minutos
  • 2 min de leitura

Por Rádio Catedral


Foto: Corpo de Bombeiros JF
Foto: Corpo de Bombeiros JF

A forte chuva que atingiu Juiz de Fora na tarde desta segunda-feira voltou a causar transtornos em diferentes regiões da cidade e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. Em menos de uma hora, as estações meteorológicas registraram volumes expressivos de precipitação.

 

No bairro Spinaville, foram 51 milímetros de chuva, seguido por Alphaville, com 50,8 mm, São Pedro, com 50 mm, Centro, com 37,7 mm, e Milho Branco, com 35,9 mm. Em alguns bairros, o volume ultrapassou 35 milímetros logo nos primeiros minutos da chuva.

 

Com o grande volume de água, vários pontos registraram alagamentos, especialmente nos bairros Francisco Bernardino, Mariano Procópio, Democrata, Linhares e na área central. O Rio Paraibuna chegou ao nível de 3 metros e 25 centímetros.

 

A Rua Feliciano Pena, no bairro Mariano Procópio, foi uma das mais afetadas. Também houve registro de queda de árvore na Rua Joaquim Marques Coimbra, no bairro Marumbi, e a Estrada do Parque da Cachoeira, na Zona Norte, precisou ser interditada por causa de um deslizamento de terra.

 

Ao longo desta segunda-feira, o Corpo de Bombeiros atendeu diversas ocorrências relacionadas às chuvas, como vistorias preventivas em árvores nos bairros Borboleta e Progresso, queda de árvore sobre via pública no bairro Caeté e uma árvore que atingiu uma residência no bairro Bonfim, sem registro de feridos. Nos bairros Monte Castelo e Bom Pastor, moradores ficaram temporariamente impedidos de sair de casa por causa de enxurradas vindas de taludes, situação que foi normalizada após o fim da chuva.

 

Na manhã desta segunda-feira, os Bombeiros também atenderam uma ocorrência de escorregamento de massa na Rua João Francisco Monteiro, no bairro Santa Cecília. Um talude apresentou movimentação de solo, comprometendo o acesso a uma residência. Diante do risco de novos deslizamentos e da previsão de continuidade das chuvas, dois moradores — uma mulher de 67 anos e um homem de 64 — foram retirados preventivamente e levados para a casa de familiares. A Defesa Civil interditou o imóvel. Não houve vítimas.

 

Na Travessa Francisco Serra Brito, no Bairro Teixeiras, um imóvel foi totalmente interditado pela Defesa Civil, após a queda de uma laje e ao risco de colapso da sacada. Cinco pessoas estão desalojadas e três desabrigadas.

 

Já no bairro Santa Rita, outro escorregamento de talude foi registrado, com grande volume de água e terra atingindo uma residência em nível inferior. A situação foi controlada e ninguém ficou ferido.

 

As ocorrências desta segunda-feira se somam aos problemas registrados no fim de semana. De acordo com a Defesa Civil, foram 40 chamados entre sábado e domingo, sendo 23 deles relacionados a escorregamentos de talude. O acumulado de chuva no período chegou a 114,2 milímetros, segundo o pluviômetro do INMET.

 


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page