top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Cerimônias em Rio Pomba recordam 25 anos da Páscoa Eterna de Floripes Dornelas de Jesus, a Lola

Por Rádio Catedral

Floripes Dornelas de Jesus, Lola Foto: Prefeitura de Rio Pomba/Acervo

Nesta terça-feira (9), a comunidade em Rio Pomba e em muitas cidades da Zona da Mata está rezando em intenção aos 25 anos da Páscoa Eterna de Floripes Dornelas de Jesus, a Lola, que se tornou símbolo da devoção ao Sagrado Coração de Jesus.


Hoje é feriado em Rio Pomba, o “dia da Lola”. Nesta manhã, já houve uma missa na Paróquia São Manoel, padroeiro de Rio Pomba, presidida por Dom Francisco Vidal, arcebispo de Alagoinhas, na Bahia, que nasceu em Rio Pomba.


A segunda cerimônia será às 15h, com transmissão direto do sítio da Lola pelo YouTube e Facebook da Paróquia São Manoel.


História de Lola

*Fonte: Prefeitura de Rio Pomba

Floripes Dornelas de Jesus, chamada carinhosamente por muitas pessoas de Santa Lola, nasceu em Mercês em 9 de junho de 1913 e foi batizada no dia 27 do mesmo mês, quando se celebra seu aniversário.


Quando ela tinha 2 anos, a família se mudou para Rio Pomba. Em 1934, Lola sofreu um grave acidente ao se desequilibrar do alto de uma jabuticabeira, se tornando paraplégica.


Desde então, Lola se entregou de corpo e alma à devoção ao Sagrado Coração de Jesus e, gradativamente, passou a não se alimentar. Conforme informações do site da Prefeitura de Rio Pomba, dois anos após o trauma, havia testemunhos de que Lola já não mais se alimentava, bebia ou mesmo dormia.


Em 1948, foi constatado que definitivamente Lola não mais se alimentava de nenhuma fonte sólida ou líquida, passando os dias a orar ao Sagrado Coração de Jesus. A devoção de Lola foi tamanha que magnetizou milhares de romeiros por todo o país, transformando a casa da religiosa em ponto de peregrinação


No entanto, por orientação da Arquidiocese de Mariana, o fluxo de romeiros foi interrompido em 1948 por causa da saúde frágil de Lola. Seguidora fiel da Igreja Católica, ela não recebeu leigos, apenas religiosos.


Foto Prefeitura de Rio Pomba/Acervo


O mais importante para Lola era divulgar apenas a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Ela sempre incentivou a novena nas primeiras sextas-feiras de cada mês, em dedicação ao Coração de Jesus. Nesse período, Lola recebia bilhetes e cartas de pessoas aflitas e intercedia por elas, orando junto ao Sagrado Coração. Há muitos relatos de fiéis que conseguiram graças através das orações dela.


Lola morreu em 9 de abril de 1999. Cerca de 12 mil pessoas compareceram aos eventos de velório e sepultamento da devota. Seu túmulo é frequentemente visitado no Cemitério Municipal de Rio Pomba. São relatadas constantemente graças póstumas concedidas através da intervenção da Santa junto ao Sagrado Coração.


Em 30 de novembro de 2005, Santa Lola foi declarada Serva de Deus pela Santa Sé Apostólica. Esse é o primeiro de muitos passos no processo de beatificação da religiosa.

8 visualizações0 comentário
bottom of page