top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Cerimônia em Juiz de Fora marca inauguração do novo viaduto "Helio Fádel Araujo"

Por Fabíola Castro e Giovane Rezende

*Foto Giovane Rezende.

Um evento de inauguração do novo viaduto Arquiteto Helio Fádel Araújo, no Centro de Juiz de Fora, foi realizado na tarde desta quarta-feira (1º), pela Prefeitura Municipal. A cerimônia aconteceu no Calçadão abaixo do viaduto, entre as Ruas José Calil Ahouagi e Leopoldo Schimidt. O evento contou com a presença do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; da Prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão; do Secretário Mobilidade Urbana, Fernando Tadeu David, do diretor presidente da MRS Logística, Guilherme Segalla de Mello; além de outras autoridades.


O novo viaduto irá realizar a ligação entre as avenidas Francisco Bernardino e Brasil. A obra, fruto de parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a MRS Logística, vai entrar em funcionamento, oficialmente, a partir da segunda-feira, 6 de dezembro.


Segundo o Executivo, a construção vai eliminar mais um ponto de interferência da passagem do trem no cotidiano dos motoristas.


A Prefeita, Margarida Salomão, falou sobre a importância da obra para a mobilidade da cidade.


Margarida destacou que a obra depende da parceria entre os órgãos.


Para o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, é uma importante obra de mobilidade urbana que resolve o conflito entre ferrovia e cidade.


De acordo com o Secretário Mobilidade Urbana, Fernando Tadeu David, a melhor fluidez do trânsito é um dos maiores benefícios que o novo viaduto trará para o Centro da cidade de Juiz de Fora.


Segundo o Secretário, a obra vai contribuir para uma melhor fluidez no trânsito por reduzir o tempo de viagem do sistema de transporte urbano, o que garantirá maior conexão entre as regiões do Município.


A inauguração do novo ocorreu nesta quarta (1º), mas seu funcionamento será apenas na segunda-feira (6).


O Secretário Mobilidade Urbana, Fernando Tadeu David, falou ainda sobre as demais obras previstas na cidade.


Hélio Fádel Araújo, arquiteto que dá nome ao novo viaduto


O viaduto “Helio Fádel Araújo” homenageia o arquiteto que trouxe contribuições significativas para a construção civil na cidade e teve a lei de nomeação aprovada em 21 de julho de 2020.


Helio Fádel formou-se em 1955 pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. Em 1957, veio para Juiz de Fora, tendo participação efetiva no desenvolvimento da cidade. Foi chefe do Segundo Distrito de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais; secretário de Planejamento e Urbanismo na Prefeitura de Juiz de Fora (PJF); presidente da Comissão Municipal de Uso do Solo; professor e arquiteto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); e prefeito da Cidade Universitária.


Mudanças no trânsito e em pontos de ônibus*



*Foto: Carlos Mendonça - PJF.

As linhas da Zona Norte terão o ponto de ônibus da Avenida Francisco Bernardino, quase na esquina com a Benjamin Constant, transferido para a margem esquerda da Avenida Brasil, próximo à Praça Teotônio Vilela, no Vitorino Braga. Esta alteração, além de não gerar prejuízos para os usuários chegarem até o Centro, vai melhorar a conexão entre os moradores e trabalhadores das zonas Leste e Norte.


Esta mudança possibilita também a alteração do trajeto de nove linhas da Zona Oeste, que seguirão até o final da Avenida Francisco Bernardino e acessarão diretamente a Avenida dos Andradas, já que será possível utilizar o ponto de ônibus da Avenida Francisco Bernardino, ao lado do supermercado que anteriormente era parada dos ônibus da Zona Norte. O ponto da Rua Benjamin Constant, na esquina com a Rua Roberto de Barros, será desativado para linhas da Zona Oeste. A alteração do itinerário vai permitir uma melhoria no trânsito das ruas Benjamin Constant, Santo Antônio e Paula Lima.


Com o novo viaduto, todos os ônibus do transporte coletivo serão retirados da pista de carros da Avenida Rio Branco no sentido Bom Pastor para o Manoel Honório, contribuindo principalmente para uma melhor fluidez do trânsito no trecho do Mergulhão. Para isso, a linha 766 (Zona Norte) passará a seguir pela Rio Branco e utilizará a Américo Lobo para acessar a Avenida Brasil.


As obras incluem também a criação de duas pistas de circulação na Rua Floriano Peixoto, a partir da Rua Hipólito Caron. O ponto de ônibus das linhas da Zona Leste que seguem para o bairro, na Rua Benjamin Constant, será desativado. As vias de todo o entorno também foram revitalizadas com um novo asfalto e tiveram mudanças na circulação. Foi implantada mão única na Rua Farmacêutico Vespasiano Pinto Vieira entre as vias a Padre Júlio Maria e Howian; Rua Leopoldo Schmidt entre a Howian e a Padre Júlio Maria; e Rua Howian entre as ruas Farmacêutico Vespasiano Pinto Vieira e Padre Júlio Maria. Todas as alterações de itinerário poderão ser conferidas no Portal da PJF a partir da segunda-feira, 6.


O secretário de Mobilidade Urbana, Fernando Tadeu David, destaca a melhoria na mobilidade para toda a população do município. “O novo viaduto é uma grande conquista para Juiz de Fora, proporcionando uma maior mobilidade para toda a cidade, favorecendo principalmente a população que utiliza o transporte coletivo, com diminuição do tempo de deslocamento. A obra foi pensada tanto para atender aos carros, quanto aos pedestres, pois, as calçadas e a travessia da linha do trem, que permanece embaixo do viaduto, tem total acessibilidade. Será um ganho importante para todo o trânsito do Centro, com reflexo positivo em muitas vias”.


Viaduto Arquiteto Helio Fádel Araujo


O viaduto Arquiteto Helio Fádel Araujo é uma obra realizada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com recurso do Departamento Nacional de Trânsito (Dnit), com a finalidade de eliminar mais um ponto de interferência rodoferroviária da cidade.


Confira as linhas das Zonas Norte e Leste que passam a circular pelo viaduto:


- Zona Norte:

703-706-707-710-711-712-713-714-715-716-717-718-719-721-722-725-726-727-728-729-730-731-732-733-734-735-736-738-739-740-741-742-743-744-745-747-748-751-753-757-758-767. Itinerário sentido Centro/bairro: Avenida Getúlio Vargas, Praça Antônio Carlos, Travessa Doutor Prisco, Avenida Francisco Bernardino, Viaduto Arquiteto Hélio Fádel, Ponte Wilson Coury Jabour Jr, margem esquerda da Avenida Brasil (sentido Zona Norte)...


-Zona Leste:

400-413-423-425-426-427-428-429-435-436. Itinerário sentido Centro/bairro: Travesso Doutor Prisco, Avenida Francisco Bernardino, Viaduto Arquiteto Hélio Fádel, Ponte Wilson Coury Jabour Jr, Avenida Garibaldi Campinhos...


Linhas Zona Oeste com itinerário alterado:

516-530-532-533-534-535-538-540-542. Itinerário sentido Centro/bairro: Avenida Francisco Bernardino, Avenida dos Andradas...


Foto: Assessoria/PJF.

*Fonte: PJF.

42 visualizações0 comentário
bottom of page