Cemig reforça combate a fraudes nas ligações de energia elétrica
- Radio Catedral

- 10 de jul.
- 2 min de leitura
Por Rádio Catedral

A Cemig intensificou, nos primeiros três meses de 2025, o combate às ligações irregulares de energia elétrica em Minas Gerais. De acordo com a companhia, mais de 84 mil inspeções foram realizadas em todo o estado. O impacto das vistorias consideradas procedentes já ultrapassa R$ 108 milhões, valor que inclui o consumo retroativo e o incremento de receita previsto após as regularizações.
E a Zona da Mata e o Campo das Vertentes tiveram participação importante nesse resultado. Somente entre janeiro e março, mais de 11 mil unidades consumidoras da região foram vistoriadas. Dessas, os casos com irregularidades somam R$ 11 milhões em perdas recuperadas. Um exemplo dessa ação foi em São João del-Rei, onde foram feitas 170 inspeções em uma única semana.
Segundo a Cemig, os medidores com indícios de fraudes foram recolhidos para perícia técnica em laboratório, garantindo maior precisão na apuração das irregularidades.
O supervisor de Relacionamento com Clientes da companhia, Alexandre Ribeiro, destacou a importância dessas ações para evitar que os clientes que pagam corretamente a conta de luz arquem com prejuízos provocados por fraudes.
A Cemig conta com um serviço de inteligência por meio do Centro Integrado de Medição, que monitora o consumo de mais de 9 milhões de clientes e ajuda a identificar possíveis intervenções no sistema de medição. Parte desse monitoramento cobre cerca de 70% do consumo da distribuidora, incluindo clientes de alta, média e baixa tensão.
A companhia ainda lembra que, além dos danos ao sistema elétrico, as ligações clandestinas representam riscos à segurança da população e podem causar curtos-circuitos, incêndios e até quedas no fornecimento de energia.
Alexandre Ribeiro destaca o furto de energia é crime, previsto no Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão, além de possíveis processos por estelionato.









Comentários