top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Cemig reforça cuidados com a eletricidade durante período chuvoso

Por Danielle Quinelato


Nas últimas semanas, com o início do período chuvoso, diversas regiões de Minas Gerais têm sofrido com as tempestades acompanhadas de ventos fortes e raios. Balanço da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais, divulgado hoje, informa que 22 municípios declararam situação de emergência devido às fortes chuvas. As cidades mais afetadas até o momento pelas tempestades de granizo e ventanias que provocaram inundações e danos a edificações estão na Zona da Mata e no Sul de Minas. Entre os municípios em situação de emergência que solicitaram o reconhecimento estadual estão Antônio Carlos, Aracitaba, Barbacena, Guiricema, Muriaé, São João del-Rei, Senador Firmino, Três Corações, Urucânia e Visconde do Rio Branco. Grande parte desses municípios já conseguiu restabelecer a normalidade dos serviços de abastecimento de água, energia elétrica e limpeza das vias urbanas.

As fortes chuvas que atingem o Estado fazem com que muitos mineiros redobrem a atenção em relação à segurança. Para auxiliar nestes cuidados, a Cemig reforça as medidas que devem ser adotadas com a eletricidade durante o período. Isso porque o Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo, segundo dados do INPE, Instituto de Pesquisa Espaciais. Em média, o país registra 80 milhões de descargas atmosféricas por ano em todo território nacional. O gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares, lista alguns cuidados que devem ser adotados.


O gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig também faz um alerta para casos em que carros são atingidos por fios energizados.


Dentro de casa, um cuidado a ser observado é retirar os equipamentos das tomadas durante as tempestades. Isso porque, mesmo com as proteções da rede elétrica, um raio pode atingir o circuito na rua ou cair próximo à residência e induzir uma sobretensão acima do suportado pelos aparelhos, causando danos materiais e até risco de incêndios e choque elétrico.

8 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page