Cemig alerta para riscos de soltar pipas próximo à rede elétrica
- Radio Catedral

- 28 de jul.
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral

Com a chegada do tempo seco e dos ventos mais fortes, aumenta o número de crianças e jovens soltando pipas. Uma brincadeira tradicional, mas que pode gerar sérios riscos quando feita perto da rede elétrica.
Segundo a Cemig, só em 2024, mais de 765 mil clientes de Minas Gerais ficaram sem energia devido a ocorrências com pipas. E em 2025, nos cinco primeiros meses do ano, a situação continua preocupante: já são 853 registros e quase 250 mil unidades consumidoras afetadas em todo o estado.
O técnico de segurança da Cemig, César de Jesus Souza, faz um alerta: pipas devem ser soltas longe da rede elétrica e nunca em áreas urbanas.
César Souza também ressalta que, caso a pipa fique presa na fiação elétrica, a pessoa pode receber um choque de mais de 13 mil volts.
Além do perigo de choque, há outro agravante: o uso do cerol e da linha chilena, proibidos por lei em Minas Gerais desde 2019. A legislação prevê multas que podem chegar a R$ 276 mil para quem for flagrado comercializando ou usando linhas cortantes.









Comentários