top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Celebrações on-line e cortejos com o Santíssimo marcam o Corpus Christi na Arquidiocese JF

Atualizado: 15 de jun. de 2020

Por Fabíola Castro*


A Solenidade de Corpus Christi, festa do Corpo e Sangue de Cristo, nesta quinta-feira, 11 de junho, foi vivenciada pela primeira vez de uma forma diferente por católicos de todo o Brasil. Na Arquidiocese de Juiz de Fora, celebrações on-line marcaram o dia.


Por conta das orientações de distanciamento social para conter a disseminação do novo coronavírus, as grandes procissões que tomam contas das ruas das cidades não puderam acontecer. Os cortejos com o Santíssimo Sacramento foram realizados em carros abertos, sem a presença dos fiéis, que acompanharam a passagem de Jesus Eucarístico de suas casas. Nesse momento, as pessoas puderam ainda doar alimentos, que serão destinados pelas paróquias às famílias carentes.


Os tradicionais e belos tapetes que são também uma marca desse dia, em sua maioria não foram realizados. Em algumas igrejas eles foram produzidos em seu interior ou nos pátios em quantidade reduzida.


No Centro de Juiz de Fora, uma Missa foi celebrada pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, na Igreja Bom Pastor. Em todos os anos essa celebração e a procissão que ocorre após, reúne milhares de fiéis de todas as paróquias da Forania Santo Antônio. Em 2020, as pessoas acompanharam a Eucaristia pela internet, nas redes sociais. Assim, puderam assistir também à passagem do Santíssimo pela principal avenida da cidade, que ganhou três bênçãos, em frente aos hospitais Santa Casa de Misericórdia e Hospital de Pronto Socorro (HPS), em frente ao Cenáculo São João Evangelista e finalizando na Catedral Metropolitana.


O Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, falou sobre essa festa que é o mistério central da vida e fé cristã.

Dom Gil destacou a celebração de uma forma diferente nesse ano.

O Pastor da Igreja Particular de Juiz de Fora, disse ainda, que o grande pedido nesse dia do Corpo e Sangue de Cristo, foi pela abertura segura e possível das igrejas.

O pároco da Paróquia Bom Pastor, Padre Rafael Neves, disse que Corpus Christi é uma festa da Igreja. Igreja que somos todos nós. O sacerdote lembrou que esse ano as celebrações foram sem a presença do povo, mas ainda assim unida aos seus fiéis.


Bênção do céu de Juiz de Fora


*Foto enviada pelo Padre Pierre

Nesse dia de Corpus Christi, Juiz de Fora ganhou mais uma bênção especial que veio dos céus. O Padre Pierre Maurício, representando o Arcebispo, Dom Gil, sobrevoou a cidade de helicóptero levando o Santíssimo Sacramento, abençoando alguns locais em especial, como os hospitais, mas a bênção foi para todo o município e toda Arquidiocese.


Padre Pierre falou sobre o momento único e marcante.


Clique aqui e confira fotos da celebração.


*Sonoras: Monalisa Lima

37 visualizações0 comentário
bottom of page