Por Roberta Oliveira
Um espaço de prece pela unidade familiar, berço das vocações, sempre com base na fé na Palavra de Deus. Este propósito inspirou a celebração da Missa das Famílias das Escolas Católicas de Juiz de Fora, realizada no sábado, 27 de agosto.
Leia também:
A "celebração da família das famílias" – foi assim que o Vigário Episcopal para Educação, Comunicação e Cultura, Padre Camilo de Paiva, definiu a Missa das Famílias das Escolas Católicas. A Eucaristia foi presidida por ele e concelebrada pelo Reitor do Colégio dos Jesuítas, Padre Marco Antônio de Oliveira Santos, SJ, e o Diácono Antônio Valentino serviu ao altar.
O papel da educação para uma sociedade melhor
Em entrevista à WebTV A Voz Católica, Padre Camilo destacou o momento de reunião e de reflexão das diferentes famílias que formam as comunidades das 12 escolas católicas e fazem parte da nossa Igreja Particular.
Padre Camilo reforçou o papel vital da família, como a principal educadora de todos os seus integrantes – mas não é a única, porque o processo inclui outras influências.
A vocação familiar é berço das outras vocações
Daniel Ribeiro, que é integrante da Pastoral da Educação Arquidiocesana e Diretor do Colégio Católico Comunidade Resgate, reforçou que a celebração é um passo na construção da unidade familiar, escolar e com a fé em Deus e em Jesus.
Daniel Ribeiro explicou como a Missa das Famílias das Escolas Católicas se encaixa nas reflexões do mês das vocações.
A Pastoral da Educação Arquidiocesana, formada por representantes das instituições de ensino confessionais se reúne com o Arcebispo a cada dois meses. Além da Missa das Famílias, a Pastoral também promove, todos os anos, a manhã de espiritualidade para os educadores católicos, que neste ano foi realizada no mês de maio e abordou a Campanha da Fraternidade 2022, que tem como tema “Fala com sabedoria, ensina com amor”.
Commentaires