CCBM oferece oficinas gratuitas de artes visuais
- Radio Catedral
- 3 de jun.
- 2 min de leitura
Por Rádio Catedral

O Ateliê de Gravura Adriana Pereira, que funciona no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, em Juiz de Fora, está de volta com uma programação especial para quem quer mergulhar no mundo das artes visuais.
É o projeto “Oficinas de Gravura e Impressão: reativação do Ateliê Adriana Pereira”, que vai oferecer duas oficinas gratuitas, de junho a agosto, sempre à noite, com todo o material incluso.
O projeto é viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, e tem como objetivo revitalizar o ateliê e democratizar o acesso à arte da gravura.
As oficinas oferecidas são:
Técnicas Alternativas de Gravura, com Marize Moreno – às quartas-feiras, das 18h às 21h
A oficina propõe a experimentação de técnicas acessíveis como cologravura, monotipia, litografia de cozinha e o uso de matrizes reaproveitáveis como o Tetra Pak. É voltada prioritariamente para estudantes da rede pública municipal e estadual, com idade a partir de 16 anos.
Gravura em Metal, com Ricardo Cristofaro – às quintas-feiras, das 18h às 21h
Voltada ao público geral com mais de 18 anos, essa oficina promove o estudo dos fundamentos da gravura em metal e o desenvolvimento de trabalhos práticos com foco na expressão artística e no domínio técnico. Para essa modalidade, é solicitado o envio de um portfólio em PDF com ideias, projetos ou produções anteriores, ainda que não estejam diretamente ligados à gravura.
Podem se inscrever pessoas de qualquer área, mas a seleção vai priorizar quem ainda não tem formação em artes, mas demonstra interesse — mesmo que já crie de forma autodidata ou informal.
As inscrições vão até o próximo domingo, dia 8, e devem ser feitas exclusivamente pela internet.
Comments