top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Catedral oferece trabalhos voltados para a Saúde Mental

por Giovane Rezende

A campanha Janeiro Branco foi implantada em 2014. É um mês temático relacionado à saúde mental das pessoas, um mês de conscientização e prevenção, assim como temos o Outubro Rosa, Novembro Azul, Agosto Dourado, entre outras campanhas. O mês de janeiro foi escolhido pela sua representatividade de iniciar o ano, pela oportunidade de recomeço, e assim discutir a relevância da saúde mental e do cuidado.


A Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, neste sentido, oferece alguns atendimentos que buscam dar conforto às pessoas que sofrem. Segundo o Administrador paroquial da Catedral, Padre José de Anchieta Moura Lima, a saúde mental é uma preocupação sempre muito grande, principalmente com a pandemia, que acelerou este processo.

Dentro do Centro de Ação Social da Catedral (CASC), é realizado o acolhimento e atendimento aos mais necessitados, construindo uma igreja viva através da fraternidade e solidariedade. Seu funcionamento se dá por departamentos, que são: SOS Cristão, Grupo São José, Fonoaudiologia e Psicologia.


Pensando na Saúde mental, o SOS Oração e o ambulatório de psicologia realizam trabalhos muito importantes. Conforme padre Anchieta, a paróquia tenta realizar o encaminhamento dos necessitados aos departamentos.

O SOS Oração, está completando 31 anos de atendimento, pelo telefone (32) 3215-3194. É um trabalho pastoral cujo objetivo é a Escuta e Oração. Os trabalhos são exercidos por voluntárias e voluntários, no anonimato. O carisma do SOS Oração, é o acolhimento através da escuta e da oração, com a proclamação da Palavra de Deus, nos atendimentos. O Lema é: "Vinde a Mim, todos vós, fatigados e sobrecarregados e eu Vos aliviarei" (Mt 11,28)


Neste período, a equipe do SOS Oração está em recesso. O funcionamento é de 8h às 18h, de segunda à sexta-feira. Para participar atendendo os irmãos que sofrem, a serva ou o servo deve ter indicação, de preferência, de sua paróquia e, correspondendo ao carisma da obra, passa por período de preparação.


O ambulatório de psicologia, que existe há mais de 30 anos, conta com seis profissionais que oferecem atendimento individual a crianças, adolescentes e adultos. Assim como no serviço de fonoaudiologia, a Catedral disponibiliza os nomes e os contatos dos profissionais.


Os interessados podem escolher o psicólogo de sua preferência, agendando o atendimento de acordo com sua disponibilidade e combinando valores (que são mais acessíveis) diretamente com o profissional. Devido à pandemia os profissionais estão realizando atendimento online e em consultório fora da Catedral. Os contatos estão presentes no site da Catedral.


Padre José de Anchieta destaca que ainda este mês acontece reunião do CASC para decidir sobre o retorno dos atendimentos presenciais. As confissões, que também são uma forma de auxílio às pessoas que precisam de atenção, retornam no próximo mês.

O Administrador paroquial da Catedral, Padre José de Anchieta Moura Lima, deixa uma mensagem especial aos ouvintes da Rádio Catedral.

Para outras informações sobre o tema, o contato da Catedral Metropolitana é (32) 3250-0700.

201 visualizações0 comentário
bottom of page