top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Catedral e Seminário de Juiz de Fora iniciam novenas on-line em honra ao padroeiro Santo Antônio

Por Fabíola Castro


No dia 13 de junho, os católicos celebram Santo Antônio, uma das devoções mais populares entre os fiéis. Doutor da Igreja, ele nasceu em Lisboa, Portugal, no ano de 1195, e morreu em Pádua, na Itália, em 1231, por isso é conhecido como Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua.


Santo Antônio é o padroeiro da Arquidiocese de Juiz de Fora, da sua igreja-sede, - a Catedral Metropolitana -, do Seminário Santo Antônio, além de outras seis paróquias, uma quase-paróquia e várias comunidades.


O santo considerado casamenteiro, grande Pregador do Evangelho, conhecido pelos seus milagres é homenageado numa das festas mais alegres e populares, as festas juninas. Porém, em 2020, por conta da pandemia do coronavírus e do distanciamento social, as celebrações serão pela internet, transmitidas pelas redes sociais das paróquias.


Em Juiz de Fora, na Catedral Metropolitana, será iniciada nesta quinta-feira, 4 de junho, a novena em honra ao padroeiro, celebrada nas Missas de 12h e 18h. Ao meio-dia, pode ser acompanhada pela Rádio Catedral FM 102.3 e pela Web TV A Voz Católica. E às 18h, pela Web TV, no Facebook e Youtube.


O administrador paroquial, Padre José de Anchieta Moura Lima, fala sobre a celebração que está em sintonia com o II Sínodo Arquidiocesano e no contexto dos 170 anos da paróquia.

Padre Anchieta destaca que cada devoto de Santo Antônio em suas casas, deve celebrar rezando uns pelos outros e pela intercessão de Santo Antônio pela superação desse momento difícil.

Vale destacar que no dia 7 de junho, domingo, e no dia 11, quinta-feira, Solenidade de Corpus Christi, a Missa e Novena serão às 10h. Assim como no dia 12 de junho, sexta-feira, que o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, presidirá também às 10h, Missa em ação de graças pelo aniversário de Dedicação da Catedral.


Em 13 de junho, sábado, dia de Santo Antônio, haverá às 10h, Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira. Às 15h, será realizada transladação da imagem do padroeiro, saindo do Seminário Santo Antônio, no Alto dos Passos, em direção à Catedral, no Centro, - passando pela Avenida Barão do Rio Branco -, finalizando com Missa festiva e bênção dos pãezinhos de Santo Antônio, os quais as pessoas devem separar e apresentar em suas casas, no momento da transmissão da Missa.


Seminário Santo Antônio


Outra grandiosa festa em Juiz de Fora, dedicada a Santo Antônio, é realizada todos os anos pelo Seminário Arquidiocesano e, em 2020 também acontecerá pelas redes sociais.

A novena tem início nesta quinta-feira, 4 de junho, às 18h, com Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, na Capela do Seminário, como comenta o Reitor, Monsenhor Luiz Carlos de Paula.

Monsenhor Luiz Carlos fala sobre a programação para o dia do padroeiro.

O Reitor do Seminário destaca ainda a importância daquelas pessoas que sempre contribuíram financeiramente com a festa e com o Seminário durante todo o ano, que continuem ajudando essa casa de formação.

Ainda que de forma privada, Monsenhor Luiz Carlos diz que será uma celebração alegre e pedido a intercessão de Santo Antônio.

O Seminarista Rafael Nascimento fala sobre o espírito de comunhão na celebração de Santo Antônio, cada um na sua casa, em família.

Outras informações sobre como ajudar o Seminário Santo Antônio podem ser obtidas pelo telefone (32) 3239-8600.


Casa de formação dedicada ao Pregador do Evangelho


O Seminário Santo Antônio, conforme Monsenhor Luiz Carlos, é uma casa de formação de evangelizadores, que tem como como patrono o santo Pregador do Evangelho, doutor da Igreja, protetor do humildes. Santo Antônio, como disse o Papa Francisco, tinha uma "santa inquietação que o levou pelas estradas do mundo a testemunhar, com palavras e obras, o amor de Deus".


Bênção dos pãezinhos de Santo Antônio


Reforçando que no lugar da tradicional bênção e distribuição dos pães de Santo Antônio, os fiéis são convidados a apresentar este alimento para ser abençoado durante as transmissões das Missas. Este ano também, ao invés das procissões seguidas pelos fiéis pelas ruas das cidades, serão realizados cortejos de carro, com a imagem do padroeiro, que podem ser assistidos pelas janelas ou através das transmissões pelas redes sociais.


Trezenas e tríduos


Algumas paróquias do interior da Arquidiocese de Juiz de Fora já iniciaram as celebrações de Santo Antônio com a realização de Trezenas. Clique aqui e confira. Outras paróquias ainda darão início a Tríduos Festivos. Clique aqui para conferir.

57 visualizações0 comentário
bottom of page