Candidatos ao Diaconato Permanente se tornam Acólitos e Leitores


No último sábado, 10 de agosto, dia de São Lourenço, padroeiro dos Diáconos, 25 candidatos ao diaconato permanente na Arquidiocese de Juiz de Fora, receberam os Ministérios de Acólito e Leitor. Este foi o primeiro passo no caminho da ordenação. A Santa Missa na Catedral Metropolitana, foi presidida pelo Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira, concelebrada por vários padres, contou com a participação de diáconos permanentes e dos familiares dos candidatos.
Durante o rito de instituição dos ministérios, os candidatos foram apresentados à assembleia e receberam, das mãos dos sacerdotes responsáveis por suas paróquias de origem, a Palavra de Deus e a Patena, onde são colocadas as hóstias para a consagração e a distribuição ao povo.
Dom Gil ressaltou que este é um passo importante na vida dos futuros diáconos, somando forças no trabalho da Igreja Particular de Juiz de Fora.
O Arcebispo de Juiz de Fora frisou ainda, a importância do serviço dos diáconos e, também, a contribuição destas ordenações para o II Sínodo Arquidiocesano que começará em outubro.
O diretor da Escola Diaconal Santo Estevão e Reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, relatou a sua alegria por este momento.
Para o Diácono Ruy Figueiredo, vice-diretor da Escola Diaconal e presidente da Comissão Arquidiocesana dos Diáconos (CAD), este tempo de acolitato de leitorado é muito rico e também de aprendizado.
O candidato ao Diaconato Permanente, Antônio Valentino da Silva Neto, pertencente à Paróquia Santo Antônio – Catedral, destacou a grande família que eles se tornaram nestes anos de formação, além do crescimento no serviço, na fé e também pessoal de cada um.
A ordenação diaconal dos 25 acólitos e leitores está prevista para 7 de dezembro, véspera da Solenidade de Nossa Senhora Imaculada Conceição, às 15h, na Catedral Metropolitana. Até lá, os candidatos permanecem na Escola Diaconal.
*Sonoras: Danielle Quinelato






Comentários