top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Vacinação contra a gripe está abaixo do esperado

Atualizado: 3 de jun. de 2022

Por Fabíola Castro

*Foto: site PJF.

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e Sarampo termina nesta sexta-feira, 3 de junho.


O público-alvo dessa fase que deve se imunizar contra a gripe inclui idosos, trabalhadores da área de saúde, as crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas com até 45 dias após o parto, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.


Já a vacina contra o sarampo é voltada para os Trabalhadores da Saúde com 18 anos ou mais e para as crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).


A expectativa inicial anunciada pelo Ministério da Saúde é imunizar, nas cerca de 38 mil Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do país, 90% do público-alvo que corresponde a 76,5 milhões de pessoas. Em Juiz de Fora, segundo a Supervisora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Marcilene Chaves, a imunização da gripe está abaixo do preconizado.


Marcilene Chaves destaca a importância da imunização, principalmente neste período de temperaturas mais baixas e com a aproximação do inverno quando as doenças respiratórias tendem a se agravar.


O sarampo também é uma doença que inspira cuidados com o seu retorno, por isso, Marcilene Chaves, ressalta que essa imunização para os públicos eletivos deve ser mantida em dia.


Além dessas campanhas, segue sendo realizada a vacinação contra a Covid-19. Os casos positivos da doença têm aumentado novamente e a Supervisora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Marcilene Chaves, lembra da importância do reforço.


Todos dos grupos prioritários devem buscar os postos para se imunizarem de forma a interromper a circulação do sarampo e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da gripe e também da Covid-19.


Em Juiz de Fora as vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de 8h às 10h30 e de 13h às 16h. Às quintas-feiras o funcionamento é de 8h às 10h30 e de 13h às 15h. Já as Unidades dos bairros Milho Branco e Nossa Senhora das Graças vacinam de 17h às 19h. O Departamento de Saúde da Mulher Gestante, Criança e Adolescentes aplica os imunizantes para crianças, adolescentes e gestantes (Rua São Sebastião, 772/776, Centro) e o Serviço de Saúde do Idoso (Rua Batista de Oliveira 943, bairro Granbery) é local em que a imunização é exclusiva para o público de 60 anos ou mais. Os dois locais funcionam das 8h às 16h.

9 visualizações0 comentário
bottom of page