Por Rádio Catedral
A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal de 2024 começa em agosto em Juiz de Fora, com etapas na zona rural e na área urbana.
Entre 1º e 21 de agosto, a vacinação será na Zona Rural, com as equipes percorrendo rotas e também a instalação de postos fixos nas áreas externas das UBSs, igrejas, campos de futebol, entroncamentos, escolas, trevos, e outros locais conhecidos pela população e de fácil acesso. Haverá também os pontos móveis são conhecidos como “busca ativa”, que correspondem às visitas a sítios, fazendas, propriedades rurais e locais de difícil acesso. Na Zona Urbana, serão dois sábados de vacinação: 14 de setembro e 19 de outubro, com postos atendendo das 8h às 17h.
A vacina antirrábica é indicada para cães e gatos, a partir de três meses de idade, sendo recomendada uma dose ao ano. Juiz de Fora não registra casos de raiva em cães e gatos desde 1998, mas há registros em bovinos e equinos, na zona rural, transmitida principalmente por morcegos hematófagos.
O que é a raiva?
A raiva é uma zoonose causada por vírus e transmitida por mamíferos, principalmente cães e gatos, cabendo destacar que a transmissão ao homem também pode ocorrer através de equinos e bovinos, animais silvestres/morcegos, principalmente na zona rural.
A transmissão ocorre através de mordeduras, arranhaduras e lambeduras de mucosas, em função do vírus estar presente na saliva dos animais contaminados.
O Hospital de Pronto Socorro (HPS) é o local de referência em Juiz de Fora em casos de mordidas/arranhões de cães, gatos e outros animais possivelmente contaminados. O serviço de soroterapia do HPS é referência no tratamento na região, para que se avalie a necessidade de aplicação de vacina e/ou soro antirrábico.
Comments