top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Campanha alerta para proibição de soltar fogos de artifício com ruído em Juiz de Fora

Atualizado: 28 de dez. de 2023

Por Fabíola Castro



Fogos de artifício com barulho podem fazer mal para saúde e bem-estar de crianças, pessoas idosas e pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), além dos animais. Pensando nisso, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) lançou a campanha “É tempo de Luz”. A iniciativa da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur) visa coibir a prática, além de conscientizar a população sobre a gravidade dos fogos ruidosos.

 

Em Juiz de Fora, é proibido o manuseio e a soltura de fogos de artifício das categorias “C” e “D”, que são os mais ruidosos. Todos os estabelecimentos, como bares, restaurantes, clubes e casas noturnas, devem fixar placas informando a proibição, como explica a Secretária de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas, Aline Junqueira.



Aline Junqueira lembra que a lei 14.296/2021 prevê multa de R$ 1 mil, valor que é dobrado em caso de reincidência, mas destaca que mais importante é ter respeito pelo outro e pensar nos transtornos que podem ser causados.



As ações de fiscalização, segundo Aline Junqueira, estão mais intensificadas e a população também pode denunciar o uso ou venda dos fogos com ruídos intensos.



17 visualizações0 comentário
bottom of page