Camerata de Curitiba: do Hino Nacional Brasileiro à saudação do Papa Leão XIV na Audiência Geral
- Radio Catedral

- há 16 horas
- 2 min de leitura
Por Andressa Collet - Vatican News

A Sala Paulo VI no Vaticano, na manhã desta quarta-feira (28), respirou ares brasileiros com a presença da Camerata de Curitiba/PR na Audiência Geral com Leão XIV. Antes da entrada do Papa para a catequese - que refletiu sobre a relação entre a Sagrada Escritura e a Tradição através do Concílio Vaticano II - o coro e a orquestra interpretaram o Hino Nacional Brasileiro para emoção dos grupos de peregrinos do Brasil, munidos de bandeiras, que cantavam e acompanhavam o ritmo da melodia. O coroamento veio com a manifestação do Papa Leão XIV que citou a presença dos músicos brasileiros em sala:
“Tenho a alegria de dar as boas-vindas aos peregrinos de língua portuguesa, especialmente ao grupo musical Camerata Antiqua de Curitiba, no Brasil.”
O grupo está em turnê internacional pela celebração dos 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé desde a semana passada.
A Camerata de Curitiba participou de três eventos culturais em Roma, organizados pela Embaixada do Brasil junto à Santa Sé: a missa de ação de graças na Basílica de Santa Maria Maior na última sexta-feira, 23 de janeiro, presidida em língua portuguesa pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, recordando que há 200 anos, no mesmo dia em 1826, o Papa Leão XII recebia as cartas credenciais de monsenhor Francisco Corrêa Vidigal; o concerto na Aula Magna da Universidade La Sapienza no sábado (24), uma das instituições mais prestigiadas do mundo; e outro na noite desta terça-feira (27) na Embaixada do Brasil junto ao governo italiano na Praça Navona.
A Camerata Antiqua de Curitiba/PR, com mais de 50 anos de fundação, é uma das mais antigas do Brasil, segundo o maestro Ricardo Bernardes, com "uma formação única, que compõe tanto coro quanto orquestra".
Ele dirigiu os dois primeiros compromissos de Roma, porque o terceiro teve regência da maestrina Mara Campos, que também esteve à frente do coro e da orquestra na Audiência Geral com o Papa Leão XIV.
Os maestros também integraram uma delegação que, na segunda-feira (26/01), inclusive acompanhou um ensaio do Coro da Capela Sistina criado para as celebrações papais, atualmente dirigido por um brasileiro, o monsenhor Marcos Pavan.









Comentários