top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Calorão sem chuva marca a última semana do inverno em Juiz de Fora e região

Por Rádio Catedral


A previsão do tempo para essa semana, - a última do inverno antes da chegada da primavera no sábado, 23 -, em Juiz de Fora e região é de calorão, tempo seco, sem chuvas e baixa umidade relativa do ar, o que configura alerta para saúde. O Meteorologista do 5º Distrito do Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia, Claudemir de Azevedo explica que essa previsão deve se estender até domingo, 24.


Alerta do Inmet para outras regiões do país


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a atuação de uma onda de calor ao longo desta semana no interior do Brasil. Na manhã desta segunda-feira (18), foi emitido um aviso meteorológico especial de nível laranja (perigo) de onda de calor, válido até as 18h do dia 22.


Seguindo os protocolos internacionais, este aviso é emitido, de acordo com o Inmet, quando as temperaturas, neste caso, especialmente, as máximas, excedem em pelo menos 5°C a climatologia (média histórica) do período.


O Inmet destacou que este aviso será reavaliado diariamente para possíveis ajustes, especialmente, na área de atuação do fenômeno. O panorama previsto pelos meteorologistas do Insituto aponta uma possível piora da situação a partir de sexta-feira (22). As temperaturas máximas devem passar dos 40°C em áreas das regiões Centro-Oeste e Norte, além do interior de São Paulo, especialmente.


Associados à onda de calor, há previsão de baixos índices de umidade relativa do ar para a maior parte da área de abrangência do aviso. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é importante destacar que, nesse período de temperaturas altas, aumenta a probabilidade de incêndios na vegetação, principalmente, nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, tendo em vista que essas regiões se encontram ainda no período mais seco do ano.


A onda de calor é promovida pelas condições de tempo predominantemente seco, com aumento da insolação, e favorecida pela subsidência atmosférica – quando a pressão atmosférica entre os níveis médios e a superfície aumenta, inibindo o desenvolvimento de nebulosidade, aumentando, também, a temperatura da massa de ar.


Cuidados com a saúde em caso de baixa umidade do ar

A baixa umidade relativa do ar dificulta a dispersão de poluentes. Esses poluentes, na forma de diversos tipos de partículas (ácaros, o enxofre que sai do escapamento de veículos, poeira e restos de materiais queimados, entre outros) ao ficarem em suspensão no ar, acabam sendo inalados pelas pessoas o que favorece a ocorrência de problemas respiratórios e infecções. Os problemas com o ar seco vão desde ardência e ressecamento dos olhos, boca e nariz, até o agravamento de doenças respiratórias, pois facilita a entrada de vírus e bactérias.

Dicas de cuidados

• Hidratar-se bem, ingerindo bastante líquido; • Não faça exercícios físicos entre as 10h e 17h quando a umidade do ar estiver baixa; • Deixe um recipiente com água ou um pano molhado no quarto antes de dormir; • Não use o umidificador elétrico por muitas horas seguidas. O ambiente pode ficar muito úmido e causar mofo e bolor; • Lave as narinas com soro fisiológico e/ou faça inalações com o mesmo produto; • Mantenha os ambientes arejados e livres de tabaco e poeira; • Evite frequentar lugares fechados em que haja grande concentração de pessoas.

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page