A honraria é concedida a pessoas com 60 anos ou mais que prestaram relevantes serviços ao município.
Por Rádio Catedral

O troféu Zeneida Theresinha Delgado é concedido a pessoas com 60 anos ou mais que prestaram relevantes serviços ao município de Juiz de Fora. A honraria será entregue pela Câmara nesta quarta-feira, 18. Entre os homenageados está o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira. O evento acontecerá às 19h30, no Plenário da Casa Legislativa que fica na Rua Halfeld, 955 – Centro.
Instituído por meio da Lei 13.778/2018, o troféu foi criado para enaltecer as pessoas idosas e os serviços relevantes prestados por elas em Juiz de Fora. A premiação reforça as comemorações do Dia Internacional do Idoso e estimula o envelhecimento ativo e colaborativo para a sociedade e propõe o destaque em vários segmentos profissionais de relevância.
A honraria é concedida a pessoas com 60 anos ou mais, indicadas por um conselho presidido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara de Juiz de Fora.
Zeneida Theresinha Delgado
Zeneida Theresinha Delgado nasceu em Lima Duarte, Minas Gerais, em 15 de outubro de 1931. Em 1963 retornou iniciou o trabalho como professora primária nos Grupos Centrais. Em seguida entrou para a Faculdade de Serviço Social e, em 1968, recebeu o diploma de Assistente Social.
Trabalhou em diversas instituições, e caminhou junto com outros profissionais nas batalhas pela profissionalização da Assistência Social desde 1970, por meio da atuação profissional e da docência.
A caminhada da Zeneida não se limitou ao ensino, ela conquistou outros espaços, sempre à procura de novos desafios, entre eles a implantação do Serviço Social no Hospital Escola, a implantação do Serviço Social no Sanatório Vieira Marques e a implantação do Programa de Assistência ao Idoso no INPS e posteriormente junto a Fundação Legião Brasileira de Assistência Social – LBA.
Aos 75 anos, Zeneida se tornou bacharel em filosofia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, o que retrata a sua capacidade de fazer de cada parada um novo renascer, de não se render frente aos obstáculos, nem mesmo os limites físicos do avançar da idade.
Homenageados 2023
Dom Gil Antônio Moreira
Efigênia Maurício da Silva
Elizabete de Paula Martinho
Grupo Germinar
Heloisa Mara Costa Pinto
Heloiza Helena de Menezes
Jader Vanir Frauches
José Anísio Pitico Da Silva
Laércio Rocha
Luiz Antônio Neves
Luiz de Souza Pinto Filho
2º Tenente PM Luiz Eduardo Colares
Maria Aparecida da Silva
Maria de Lourdes Vieira Franco
Maria Isolina Lopes Pereira
Maria Lúcia Ludolf
Oswaldo Braga Júnior
Comments