top of page

Brasil registra, pela primeira vez, mais alunos em EAD do que nos cursos presenciais no ensino superior

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • 24 de set.
  • 1 min de leitura

Por Rádio Catedral, com informações da Agência Brasil


Foto: Divulgação/MCTIC
Foto: Divulgação/MCTIC

O Brasil alcançou, pela primeira vez, a marca de mais de 10 milhões de estudantes matriculados no ensino superior. Os dados são do Censo da Educação Superior 2024, divulgado pelo Inep.


No total, foram 10 milhões e 227 mil alunos, um crescimento de 2,5% em relação a 2023. E a grande novidade é que, pela primeira vez, os cursos a distância superaram os presenciais. Hoje, 50,7% das matrículas são em EaD, modalidade que cresceu 5,6% em apenas um ano. Já o ensino presencial registrou queda de 0,5%.


De acordo com o presidente do Inep, Manuel Palacios, a expansão da educação a distância foi possível graças às novas tecnologias, que ampliaram o acesso ao ensino superior para quem trabalha durante o dia ou vive longe dos grandes centros.


Ele lembra que a regulamentação recente, que prevê cursos presenciais, semipresenciais e totalmente a distância, deve descentralizar ainda mais a oferta de vagas.


O levantamento também mostra que, em 2024, o ensino a distância já estava presente em 3.387 municípios brasileiros, quase o dobro do registrado em 2014.


Entre os cursos com mais matrículas, a liderança é da pedagogia, com 4,48 milhões de alunos, seguida de administração e direito. Na sequência aparecem contabilidade, enfermagem, sistemas de informação, gestão de pessoas, psicologia e educação física.


O país conta atualmente com 2.561 instituições de ensino superior, sendo a maioria privadas, responsáveis por quase 80% das matrículas.


E em relação aos formandos, mais de 1,3 milhão de estudantes concluíram a graduação em 2024. O curso de pedagogia também lidera nesse ranking, seguido por direito e administração.


Comentários


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page