top of page

Brasil registra menor número de nascimentos em quase 50 anos

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura

Por Rádio, com informações da Agência Brasil



Foto: Marcello Casal/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal/Agência Brasil


O Brasil está tendo cada vez menos bebês. Segundo dados do IBGE divulgados nesta sexta-feira, dia 16, o país registrou em 2023 o menor número de nascimentos desde 1976.

Foram 2 milhões e 520 mil bebês nascidos no ano passado – uma queda de 0,7% em relação a 2022. E esse número representa uma redução de 12% em comparação com a média registrada antes da pandemia, entre 2015 e 2019.


O levantamento faz parte da pesquisa "Estatísticas do Registro Civil" e mostra que essa queda vem acontecendo de forma contínua: é o quinto ano seguido com redução no número de nascimentos.


Segundo o IBGE, essa mudança tem várias explicações. A pesquisadora Klivia de Oliveira destaca que as mulheres estão adiando a decisão de ter filhos, priorizando os estudos, o trabalho e a estabilidade financeira. Além disso, o acesso aos métodos contraceptivos aumentou, inclusive entre famílias de baixa renda.


Outro dado chama atenção: a idade das mães está subindo. Em 2003, quase 21% das mães tinham até 19 anos. Já em 2023, esse número caiu para 11%. Por outro lado, o número de mães com mais de 30 anos subiu para 39%. Mães com mais de 40 anos já são responsáveis por 4,3% dos nascimentos – mais que o dobro de duas décadas atrás.


Além da queda nos nascimentos, o Brasil também teve menos mortes em 2023. Foram 1 milhão e 430 mil óbitos – 5% a menos que em 2022. Essa queda está ligada principalmente ao fim da pandemia da Covid-19.


Os números mostram que 71% das mortes ocorreram entre pessoas com mais de 60 anos, e que, para cada 100 mulheres que morreram, 121 homens também perderam a vida.

Comentários


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page