'Botão de contestação': Banco Central cria mecanimos para reduzir golpes e fraudes pelo PIX
- Silvia Carvalho
- 30 de set.
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral, com informações da Agência Brasil

O Pix vai ganhar uma nova ferramenta de segurança a partir desta quarta-feira, 1º de outubro. Trata-se do chamado “botão de contestação”, recurso voltado exclusivamente para casos de fraude, golpe ou coerção. As informações com Silvia Carvalho.
Segundo o Banco Central, a funcionalidade estará disponível diretamente no aplicativo das instituições financeiras e permitirá que o usuário faça a contestação de forma totalmente digital, sem precisar de atendimento humano.
De acordo com Breno Lobo, chefe adjunto do Departamento de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro do BC, o objetivo é aumentar a rapidez do bloqueio dos valores na conta do golpista, o que amplia as chances de devolução.
Ao acionar o botão, a informação chega imediatamente ao banco do suspeito, que deve bloquear os recursos disponíveis, mesmo que apenas parcialmente. Em seguida, as instituições envolvidas têm até sete dias para analisar a solicitação. Se confirmada a fraude, a devolução é feita para a vítima em até onze dias.
O Banco Central ressalta que o botão não vale para casos de erro de digitação, arrependimento ou desacordo comercial, sendo exclusivo para situações de fraude, golpe e coerção.
A medida faz parte do esforço de aprimoramento do Mecanismo Especial de Devolução do Pix, criado para reforçar a segurança do sistema de pagamentos instantâneos mais utilizado do país.









Comentários