top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Black Friday: engenheiro da Cemig reforça dicas para escolha de eletrodomésticos e eletroeletrônicos

Por Rádio Catedral


Os eletrodomésticos e eletroeletrônicos estão entre os favoritos para as compras na Black Friday e no fim do ano. Por isso, a Cemig reforçou as dicas para comprar produtos que não causem impacto ruim na conta de luz.


Se o equipamento escolhido não for eficiente ou não tiver potência correta, o desconto do produto não vai compensar a longo prazo. Thiago Batista, engenheiro de Eficiência Energética da Cemig comenta os principais problemas na compra da Black Friday especialmente para quem compra pela internet



Thiago Batista também reforçou sobre as informações que o consumidor deve ficar atento ao escolher um produto eletrônico para comprar.



Ele também destaca que se o produto estiver com um preço muito inferior a outros similares, é de suma importância observar a posição na tabela ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia), estabelecida pelo INMETRO.


Essa ferramenta classifica o desempenho do produto em relação ao consumo de energia, variando de A (melhor desempenho) a G (pior desempenho).

Além disso, Thiago Batista destaca que o cliente deve ficar atento ao Selo Procel antes de adquirir um eletrodoméstico ou aparelho eletrônico. O ideal é comprar os que tenham o selo ou que venham com a etiqueta do Inmetro com a letra “A”, pois são os mais eficientes.


O Selo Procel pode ser encontrado em diversos produtos, como refrigeradores, lavadoras, televisores, ventiladores, micro-ondas, ar-condicionado, lâmpadas, reatores, bombas e motobombas, motores elétricos, sistemas de aquecimento solar e sistemas fotovoltaicos.

2 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page