• Radio Catedral

Black Friday acontece nessa sexta-feira, 26: quais cuidados tomar ao realizar compras?

Por Fabíola Castro


A "Black Friday" no Brasil acontece geralmente na quarta sexta-feira do mês de novembro, e em 2021, será neste dia 26. É um dia em que as lojas oferecem seus produtos com descontos para atrair os consumidores. Muitos estabelecimentos adotam os descontos durante vários dias, por uma semana toda, no intuito de aumentar suas vendas. Essa ação promocional teve início nos Estados Unidos, e acontece na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças. É considerada o momento que se inicia as vendas de Natal.


O dia de descontos acontece tanto nas lojas físicas quanto pela internet. Mas o consumidor precisa tomar algumas precauções. O Gerente do Departamento de Atendimento ao Consumidor do Procon de Juiz de Fora, Magno Alexandre dos Santos, explica quais são as orientações do órgão para aquelas pessoas que pretendem realizar compras pela internet.

Se houver a não entrega do produto ou serviço dentro do período anunciado pelo fornecedor/vendedor, segundo Magno Alexandre dos Santos, o consumidor pode recorrer e desistir da compra.

Além das compras pela internet, os consumidores precisam também ter atenção com as aquisições em lojas físicas.

O Gerente do Departamento de Atendimento ao Consumidor do Procon/JF, Magno Alexandre dos Santos, destaca que os cuidados devem ser observados também na hora do pagamento, principalmente se a opção for por usar o cartão.

Para garantir seus direitos, o consumidor deverá guardar todos os dados das compras.

As compras em sites internacionais também têm se tornado bastante comuns.


Em Juiz de Fora, conforme lembra o Gerente do Departamento de Atendimento ao Consumidor do Procon/JF, Magno Alexandre dos Santos, o órgão presta auxílio e orienta aos consumidores que tenham problemas em suas aquisições, com os fornecedores de produtos e serviços, se assim for necessário.

O advogado e professor do curso de Direito da Faculdade Estácio de Juiz de Fora, especialista em Direito do Consumidor, Lucas Consulmagno Prata, lembra que é importante que os consumidores pesquisem os preços dos produtos anteriormente para saber se de fato ele está na "Black Friday" com valor promocional.

Outros pontos destacados pelo advogado e professor, que devem ter atenção, são a garantia dos produtos adquiridos nesse momento de promoções e também estar ciente do direito de arrependimento pelas compras feitas na internet.

Quanto à troca dos produtos nas lojas físicas, o consumidor precisa verificar bem o que está sendo adquirido ou se certificar no estabelecimento sobre a política de trocas, pois, como explica o advogado Lucas Consulmagno, a loja não é obrigada a trocar o produto se não apresentar defeitos.


O Procon/JF fica na Av. Presidente Itamar Franco, 992 – Centro.

0 comentário