Por Rádio Catedral com informações da Arquidiocese de Juiz de Fora
No dia 1º de fevereiro a Diocese de Juiz de Fora completou 100 anos. Milhares de pessoas estiveram na Festa do Centenário da Diocesano, além dos fiéis, autoridades civis e religiosas foram comemorar tal momento de júbilo. Por meio de cartas e mensagens, outras dioceses, que não puderam estar presentes, parabenizaram Dom Gil Antônio Moreira e a Igreja Particular de Juiz de Fora.
Dom George Khoury, Bispo da Eparquia Nossa Senhora do Paraíso dos Greco-Melquitas, não pode se fazer presentes nas comemorações, no entanto, mandou suas felicitações.
“Parabéns Dom Gil. Que o Senhor, pela intercessão de Santo Antônio, abençoe ricamente todos o clero e os fiéis de sua arquidiocese”.
Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano de Mariana, enviou uma carta ao Arcebispo de Juiz de Fora justificando sua ausência, cumprimentando a todos pelo empenho na evangelização e rogando bênçãos.
“Que a Igreja Particular de Juiz de Fora continue seu peregrinar, neste mundo, na fidelidade ao Evangelho e na continuidade do testemunho de vida cristã, especialmente apresentando em sua identidade, o que o Senhor Jesus Cristo diz sobre os seus discípulos amados, segundo o evangelista São João cap. 17, versículos 11 e 16: “…Eu já não estou no mundo, eles porém estão no mundo, e eu vou para junto de ti. Pai Santo, guarda os em teu nome, que me deste para que eles sejam um, como nós somos um. … Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo”.
A Arquidiocese de Niterói tanto o Arcebispo, Dom José Francisco Rezende Dias, quanto o Bispo Auxiliar e o Bispo Emérito, parabenizaram, via e-mail, a Arquidiocese pela data tão significativa e desejaram que Deus continue abençoando a todos.
Dom Bernardo Johannes Bahlmann, OFM, Bispo de Óbidos, mesmo enviando um sacerdote para representar nossa Diocese Irmã, fez questão de encaminhar uma carta para o Arcebispo.
“Quero lhe enviar por parte do Povo de Deus da Diocese de Óbidos as nossas congratulações e peçamos a Deus que Ele abençoe sempre e com muitas graças e bênçãos o Povo da vossa Arquidiocese. Nesta hora estamos mais unidos do que antes, sobretudo, espiritualmente, nas orações e nas Santas Missas. Aproveito para lhe agradecer todo apoio missionário nestes anos todos. Foram muitos missionários e missionárias que vieram para ajudar a Nossa Igreja na região do Baixo Amazonas”.
O bispo da Diocese de Divinópolis (MG), Dom Geovane Luís da Silva, também mandou uma mensagem para Dom Gil.
“Caro irmão, nesta data, jubilar desejo unir-me a todos os irmãos e irmãs da Arquidiocese de Juiz de Fora. Suplico ao Senhor da Messe que renove no coração de todos o encanto pela missão e o amor para com os mais sofredores”.
Dom José Negri, Bispo de Santo Amaro (SP), parabenizou a igreja e destacou a importância do momento.
“Celebrar 100 anos de criação é um verdadeiro tesouro, é reconhecer que tudo é dom de Deus; significa para todos nós que fazemos parte da mesma Igreja, motivo de agradecimento e louvor a Deus”.
O Bispo de Assis (SP), Dom Argemiro de Azevedo, cmf, enviou uma mensagem agradecendo o convite e ofertando suas orações pela Igreja de Juiz e Fora.
“Parabenizo e ofereço as minhas orações, pedindo a Deus que abençoe e recompense a todos pelos trabalhos Administrativo e de Evangelização”.
Dom Devair Araújo da Fonseca, Bispo de Piracicaba (SP), afirmou nos colocar em suas orações.
“Rogo a Deus que conceda a vocês muitas alegrias na missão do cuidado para com aqueles que tanto necessitam do nossos amparo e caridade. Que Nosso Senhor, sob a intercessão de Nossa Senhora, lhes abençoe”.
O Bispo de Jundai (SP), Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, justificou sua ausência e saudou nosso Arcebispo e todo o povo.
“Aproveito para cumprimenta-lo e felicita-lo, e em especial a Arquidiocese de Juiz de Fora, unindo-me em orações e desejando benção e graças divinas”.
Dom José Aristeu Vieira, Bispo da Diocese de Luz, estimou que nossa Igreja Particular possa, assim como eles em 2018, desfrutar da graça e da alegria de poder celebrar seu primeiro centenário.
“Que Deus os ilumine e conceda muitas benção e graças, principalmente, neste período de transição, encerrando assim, um importante ciclo e se abrindo ao novo que se inicia. Na alegria de celebração um centenário de caminhada de fé e testemunho, assumam com esperança o compromisso e a responsabilidade de construir e viver o segundo centenário. Como recebemos de nossos antecessores, também tempos o dever de deixar as marcas para que, no futuro, os que virão também possam celebrar as alegrias, vitórias e desafios, assim como nós celebramos hoje no presente”.
O Pastor Arquidiocesano, Dom Gil Antônio, agradeceu a todos pelas felicitações, pelas palavras e pelas orações durante as celebrações dos 100 anos da criação da Igreja Diocesana de Juiz de Fora.
Comments