top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Benefícios da atividade física para saúde e qualidade de vida

Por Fabíola Castro

*Imagem da internet.

Atividade física e saúde são dois assuntos intimamente ligados, pois, um traz benefícios para o outro. No dia 6 de abril foi celebrado o Dia Mundial da Atividade Física e no dia 7, o Dia Mundial da Saúde.

 

A atividade física traz diversos benefícios e um deles é a prevenção de doenças. A prática é considerada um fator de proteção para a saúde, para a qualidade de vida e para a disposição. Evitar o comportamento sedentário é primordial. E para isso encontrar momentos de lazer que sejam mais ativos e prazerosos e reduzir o uso de telas, tão em evidência e presente na vida das pessoas atualmente, também é muito importante.

 

As pessoas devem encontrar o que gostam, se movimentar de alguma forma, seja com uma caminhada, uma dança, andar de bicicleta ou fazer uma atividade ao ar livre.

 

O Professor do curso de Educação Física da Estácio, Pedro Augusto de Carvalho Mira, Doutor em Saúde e Especialista em Atividade Física em Saúde e Reabilitação Cardíaca, em entrevista para Bendita Saúde desta terça-feira (9) falou sobre saúde e atividade física.

 

Confira:


Celebramos em 6 de abril o Dia Mundial da Atividade Física e em 7 de abril o Dia da Saúde. Qual a relação entre atividade física e saúde?

 


 

Atividade física e exercício físico são a mesma coisa?



Então a atividade física podem ser aquelas atividades que realizamos no dia a dia?

 


 

Há uma idade ideal para começar a praticar alguma atividade física ou em qualquer faixa etária ela é importante?

 


Para cada público, como escolher a atividade ideal?

 


 

Atualmente e, podemos até dizer infelizmente, a vida altamente tecnológica faz com que as pessoas passem muito tempo em frente às telas, celulares, tablets, TVs, computadores, e sair desse sedentarismo é importante, mudar esse hábito?

 


 

Falando de outra coisa que tem muita influência na vida das pessoas hoje em dia, as redes sociais. Não há fórmulas mágicas para uma boa saúde, beleza e cada pessoa precisa seguir dentro dos seus limites e fazer disso uma construção diária?

 



 

Você destacou a alimentação que é um fator importantíssimo na saúde e deve ser aliado da atividade física. E além disso, a saúde mental precisa ser cuidada. Uma boa alimentação, equilíbrio mental, aliados a atividade física podemos dizer que são pilares da boa saúde?

 


Diante de tudo que foi dito aqui, são inegáveis os benefícios da atividade física para a nossa saúde?


 

Considerações finais.



 

Buscar algo que nos faça bem, física e mentalmente, talvez esse seja o segredo! E você, faz alguma atividade física? Já encontrou algo que goste? Se não, pode ser um bom momento para reavaliar!

13 visualizações0 comentário
bottom of page