• Radio Catedral

Benefícios da atividade física. Como começar a se exercitar?

Por Fabíola Castro

Imagem: Freepik.

Estar em movimento faz bem para o corpo e para mente. A mudança do estilo de vida sedentária para a prática de hábitos saudáveis é sentida tanto no emocional como fisicamente. A atividade a ser escolhida varia conforme a preferência do praticante. É preciso fazer algo que seja prazeroso e não por obrigação. Os exercícios podem ser praticados em grupo ou individualmente, cada pessoa deve optar pela atividade que mais se adapta à sua rotina e ao condicionamento do seu corpo.


Os profissionais da área são unânimes ao afirmarem que a prática frequente de atividade física evita doenças e melhora, até mesmo, a disposição para a realização de outras atividades diárias.


Estamos no começo de mais um ano e muitas metas são traçadas, entre elas, melhorar a alimentação, praticar exercícios físicos para se ter uma vida mais saudável. E a motivação não deve estar somente relacionada à estética, é preciso ter em mente que isso é uma conseqüência da boa saúde. Outro detalhe importante é que para iniciar uma rotina de exercícios, atividades físicas é preciso cuidado e planejamento.


O Professor do Curso de Educação Física da Faculdade Estácio, em Juiz de Fora, Diogo Barbosa, fala dos benefícios da prática regular de atividades físicas.


Confira:


Para quem quer começar a se exercitar, mas não sabe como, quais são as dicas iniciais?


Como escolher a melhor atividade para se praticar?


A atividade física não deve apenas estar associada a estética, mas à importância para o cuidado com a saúde?


Quais benefícios a pessoa pode obter com a prática regular de atividades físicas?


As atividades físicas podem ser praticadas em qualquer idade? O que observar?


Estamos vivendo ainda a pandemia da Covid-19 e a prática de atividades traz muitos benefícios, além da imunidade, também ao psicológico do indivíduo que se mantém em movimento?


Como destacou o Professor Diogo, para que a prática de atividades físicas seja algo de fato benéfico e prazeroso é preciso encontrar algum exercício que se adeque ao estilo de vida da pessoa. É a construção de um hábito adaptável à rotina diária de cada um.


A orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que cada pessoa adulta realize entre 150 e 300 minutos de atividade moderada ou de 75 a 150 minutos de atividade física de alta intensidade por semana.


Cuidar da saúde deve sempre ser a primeira motivação para se manter o foco, afinal é o nosso bem mais precioso.



0 comentário