top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Bendita Saúde: Cuidados com a voz

Atualizado: 22 de abr. de 2021

Por Fabíola Castro

Imagem: Pixabay

A voz é produzida na laringe através da vibração das pregas vocais (popularmente conhecidas como cordas vocais), que realizam seu movimento graças ao fluxo de ar que vem dos pulmões na expiração e a ação dos músculos da laringe. Este som vai se modificando na faringe, cavidade bucal, nasal e seios da face. Por fim, é articulado transformando-se em fala. No último dia 16 de abril foi celebrado o Dia Mundial da Voz, com o objetivo de ser um momento de conscientização da importância desse instrumento de comunicação.


A Fonoaudióloga, Michele Portela, fala na entrevista, abaixo, dos principais cuidados com a nossa voz.


Quais problemas ou doenças mais comuns que podem atingir a voz?

Já no nascimento do bebê se pode identificar algum problema com a voz, que pode acarretar dificuldades na fala mais tarde?

O que fazer para se ter uma voz saudável, o que se deve evitar e a alimentação pode refletir na voz?

É possível evitar desgastes nas cordas vocais mesmo fazendo uso dela constantemente, principalmente para quem trabalha com a voz?

Às vezes as pessoas podem pensar que a voz não precisa de cuidados, principalmente se você não a usa para o trabalho, mas o cuidado tem que ser pra todos?

Como destaca na entrevista, a fonoaudióloga Michele, a voz é nosso importante meio de comunicação. Claro que podemos nos expressar de variadas formas, mas pela voz e, consequentemente, nossa fala chegamos a muitas pessoas e lugares.


Reforçando mais algumas dicas para preservação da voz saudável:


- Beber bastante água (em temperatura ambiente);

- Manter uma alimentação equilibrada, mastigando bem cada alimento a ser ingerido. Evitar ficar muitas horas em jejum;

- Comer maçã, pois é adstringente e limpa o trato vocal. Além disso, sua mastigação exercita a musculatura responsável pela articulação das palavras.

- Sono regular, momentos de lazer e atividades físicas também contribuem para uma boa produção vocal;

- Para diminuir a tensão na região dos ombros e do pescoço, boceje e espreguice diversas vezes ao dia.


São alguns cuidados essenciais para nossa voz e que, consequentemente, fazem bem também para nossa saúde como um todo! Observar sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças é sempre importante!

6 visualizações0 comentário
bottom of page