top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Barbacena confirma primeira morte por dengue


Por Rádio Catedral



A Prefeitura Municipal de Barbacena, no Campo das Vertentes, confirmou a primeira morte por dengue no município. Conforme nota divulgada, a Secretaria Municipal de Saúde, recebeu nesta sexta-feira (2), o resultado dos exames de arbovirose realizados por um paciente que morreu no último dia 29 de janeiro, e que confirmou a causa do óbito por dengue. Trata-se de um homem de 54 anos que apresentava condições clínicas de evolução compatíveis com dengue grave, diz ainda a nota.

 

Após a notificação, segundo a pasta da saúde municipal, foi seguido protocolo para investigação com amostra enviada para o Laboratório de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais – FUNED que confirmou a causa. A investigação segue, de acordo com a Saúde de Barbacena, para complementação das informações e das causas do óbito.

 

Ainda por meio da nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que tem intensificado as ações para conter a proliferação da doença com aumento das visitas realizadas pelos agentes de combate à endemias e que conta com o apoio dos agentes comunitários de saúde na identificação de criadouros do mosquito, orientação à população e acompanhamento dos pacientes. Além da aplicação de inseticida – fumacê e atendimento de denúncias.


A Saúde reforçou também a importância da participação da população no combate ao vetor do mosquito, com a eliminação dos reservatórios de água parada, recebimento do agente de endemias em domicílio para realização das visitas e a realização de mutirões para recolhimento de objetos que possam servir como reservatório para o desenvolvimento do mosquito.

 

A orientação para a população é que em caso de sintomas como febre alta, dor pelo corpo, manchas avermelhadas na pele, procure pelo serviço de saúde para atendimento e manejo adequado conforme classificação de risco, além de não realizar a automedicação.

 

De acordo com o painel de monitoramento de casos, em Minas Gerais já são 36.227 casos confirmados de dengue até o momento, 56 óbitos em investigação e outros seis já confirmados.

9 visualizações0 comentário
bottom of page