top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Bairros Benfica e Igrejinha terão simulados para emergência em barragens no domingo, 27 e terça, 29

Por Fabíola Castro

*Foto: PJF/Divulgação.

Neste domingo, 27, e na próxima terça-feira, 29 de agosto, moradores das regiões de Benfica e Igrejinha, na Zona Norte de Juiz de Fora, participarão de mais uma edição do simulado de emergência para casos de rompimento de barragens promovido pela empresa Nexa Resources.


De acordo com a empresa, a ação tem caráter preventivo e é realizada anualmente com o objetivo de orientar a população em conjunto com outros órgãos, como explica o gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Nexa, Valter Silveira.


Valter Silveira orienta ainda como será a condução do simulado.


Em Benfica e região, o simulado acontece neste domingo, 27, às 11h. Já na terça-feira, 29, às 14h, será realizado com os moradores de Igrejinha e da Vila São João Batista.


Conforme a empresa, na ação serão analisadas a efetividade do sistema de alarme, assim como o tempo de deslocamento das pessoas que se encontram na Zona de Autossalvamento (ZAS) e, por isso, precisam caminhar até o ponto de encontro após o acionamento da sirene.


A Nexa é responsável pela gestão de duas barragens de resíduos industriais em Juiz de Fora: a barragem das pedras e dos peixes. O simulado atende à exigência da Lei Federal 14.066 e compõe o Plano de Ação de Emergência (PAE).


Ainda de acordo com a empresa, é uma ação de caráter preventivo e envolve diálogo direto com a comunidade, a sinalização das rotas e dos pontos de encontro e a execução do simulado de uma situação hipotética de emergência de rompimento de barragem.


Além da Defesa Civil, que integra a Secretaria de Governo, outros setores da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), como os agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) e a Guarda Municipal da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) participam da ação. O simulado conta, ainda, com o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Ambiental e o Samu.


Alterações no trânsito


Algumas alterações serão realizadas no trânsito durante os simulados. Em Benfica neste domingo, 27, as linhas 715, 717, 724, 728, 735, 736, 757 e 766 terão seus itinerários paralisados temporariamente durante o treinamento, por até 35 minutos, devido ao fechamento da Rua Martins Barbosa em Benfica. Os ônibus vão aguardar a liberação na Av. Juscelino Kubitschek na região em frente a praça do bairro.


Na terça-feira, 29, durante o simulado em Igrejinha, haverá interdição temporária do trânsito de veículos nos arredores da empresa e as linhas de ônibus 726, 740, 741, 742, 743, 744, 745, 746 e 752 terão seu trajeto paralisado temporariamente, por 35 minutos, das 13h55 às 14h30, próximo a empresa, na BR 267 - KM 119, na região de Igrejinha.

13 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page