top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Aves, plantas e anfíbios: livretos divulgam espécies do Jardim Botânico da UFJF

Por Roberta Oliveira

A perereca-araponga é uma das espécies citadas no livreto "A Caderneta dos Anfíbios" Foto: Eduardo Borges

Maria Jacu, Ana Bromélia, José Café e alguns anfíbios são os protagonistas de livretos produzidos por estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora. Em comum, os personagens têm o mesmo endereço: são espécies encontradas no Jardim Botânico.


Junto com outros quatro livretos já disponíveis, os e-books “A Caderneta dos Anfíbios”, “A História do Jardim Botânico UFJF por Chico e Maria Jacu”, “A História do Pé de Café” podem ser baixados no site da instituição.


O vice-diretor do Jardim Botânico, professor Breno Moreira contou como surgiu a ideia e como foi executada pelos dez universitários em uma parceria com a Faculdade de Educação.


De acordo com Breno Moreira, os livretos são parte de um projeto em andamento para ampliar a divulgação e a educação ambiental de crianças e visitantes do Jardim Botânico.


Experiência ampliada: leia o livreto e ouça o coaxar dos anfíbios do Jardim Botânico


Arthur Oliveira fez parte da equipe que criou o livreto que trata especialmente os sapos, rãs e pererecas – “A Caderneta dos Anfíbios do Jardim Botânico UFJF”. Ele reforça como o acesso às informações ajuda na preservação ambiental.


Arthur Oliveira falou sobre a decisão de fazer o livreto como se fosse a caderneta de anotações de um pesquisador com algumas das espécies encontradas no Jardim Botânico.


Quem ler a “A Caderneta dos Anfíbios” pode ter a experiência ampliada: ouvir o coaxar de 13 espécies, como o sapo-cururu, a perereca-de-pijama e a rãzinha-assobiadeira. Arthur Oliveira explica como isso foi possível.


Informações sobre os livretos

Livretos criados como atividade da disciplina “Estágio Supervisionado em Ensino de Biologia II”, ministrada pela professora Mariana Cassab, no curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFJF, com co-orientação do vice-diretor do Jardim, Breno Moreira:


“A Caderneta dos Anfíbios do Jardim Botânico UFJF” Eduardo de Oliveira, Aguinaldo Vieira, Arthur de Oliveira e Vítor Luís Duque


“A História do Jardim Botânico da UFJF por Chico e Maria Jacu” Bruna Leal, Gabriella Ferraz e Lara Ferreira Ilustração: Maria Elizabeth


“A História do Pé de Café” Emanuele Pereira, Pâmela Timóteo e Wallace Sales



Ilustração do livreto “A História do Pé de Café”

18 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page