top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

AVC: o que é importante saber?


Em 29 de outubro é celebrado o Dia Mundial do AVC e em 2023 a data é focada na prevenção.


Por Fabíola Castro


No domingo, 29 de outubro, é celebrado o Dia Mundial do AVC, sigla para Acidente Vascular Cerebral, também conhecido como derrame, uma alteração do fluxo de sangue ao cérebro. Responsável pela morte de células nervosas da região cerebral atingida, o AVC pode se originar de uma obstrução de vasos sanguíneos, o chamado acidente vascular isquêmico, ou de uma ruptura do vaso, conhecido por acidente vascular hemorrágico.


Quando se trata de AVC, cada minuto no socorro à pessoa é importante. Minutos podem salvar memórias, minutos podem salvar a fala, minutos podem salvar a mobilidade, minutos podem salvar a vida.


A ampla conscientização da população sobre os sinais e sintomas é fundamental para o esforço de salvar vidas e melhorar os resultados para as pessoas que sobrevivem ao derrame. E ainda mais importante, a prevenção deve vir em primeiro lugar.


Em entrevista para o quadro "Bendita Saúde" desta quinta-feira, 26 de outubro, a Fisioterapeuta Neurofuncional Dra. Ludmila Toni e a Neurologista Dra. Fabiana Veloso explicaram sobre o AVC.


Confira:


Dra. Fabiana, o que é um AVC e quais os tipos mais comuns?


Dra. Ludmila, quais são os sintomas de um AVC e como as pessoas podem reconhecê-los?


Dra. Fabiana, como é feito o diagnóstico e o tratamento imediato, o socorro após o AVC?


Dra. Ludmila, há um público mais susceptível ao AVC ou ele pode acometer qualquer faixa etária?


Dra Fabiana, sobre os fatores de risco para um AVC, quais são e como preveni-los?


Dra. Ludmila, quais as principais seqüelas que um AVC pode deixar?


Então, Dra. Ludmila, nas atividades diárias, na vida cotidiana o que pode impactar as sequelas de um AVC?


Dra. Ludmila, como se dá o tratamento quando o paciente sai do hospital após um AVC?


Como se dá, Dra Ludmila, esse acesso após a alta hospitalar de um AVC? Seria necessário e mais eficaz se a continuidade do tratamento fosse imediata?


Dra. Fabiana para finalizar o que é importante considerar e reforçar sobre esse tema, a prevenção e reabilitação efetiva do AVC, já aproveitando para agradecê-la pela sua participação e pela entrevista.


Dra. Ludmila, qual a sua mensagem final e obrigada também pela entrevista e por sua participação no quadro Bendita Saúde.


16 visualizações0 comentário
bottom of page