top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Atividade física: bem-estar no dia a dia

Atualizado: 2 de set. de 2021

Por Fabíola Castro

*Foto: depositphotos.com.

Manter-se em movimento faz bem para nossa saúde física e mental. Mas, para se exercitar, não é necessariamente preciso de horas e horas de atividades. É possível ir introduzindo as atividades físicas aos poucos até o corpo ir se acostumando. A prática regular de exercícios físicos envolve muito mais do que estética, é o bem-estar, a qualidade de vida e saúde. Mesmo assim, nem sempre é fácil conseguir tempo ou mesmo motivação para manter uma prática regular de exercícios físicos.


O Professor de Educação Física, Luizir Alberto de Souza Lima, Especialista em Medicina Desportiva e Biociências fala, em entrevista, sobre a importância de manter em movimento, de praticar alguma atividade que beneficie a saúde. Confira:


Existe diferença entre atividade física e exercício físico?


Fazer exercício físico ou praticar algum esporte traz benefícios não só em nível físico, mas também mental?


O que é o sedentarismo?


Ainda falando do sedentarismo, é um problema grave que envolve a saúde do indivíduo hoje em dia?


Também entre os benefícios da atividade, do exercício físico, estão a redução do risco de sofrer doenças cardiovasculares, melhora a pressão arterial, do estresse, ajuda a controlar o colesterol e ajuda a descansar melhor?


A pessoa não precisa ser atleta para praticar alguma atividade ou esporte que goste?


Para quem nunca praticou atividade física, como começar? Como pensar na atividade que seria melhor?

No momento de praticar a atividade é importante a hidratação, bem como o uso de roupas e calçados apropriados?


Desde criança os pais já podem incentivá-las a fazerem atividades físicas, principalmente porque atualmente se fica muito parado em frente aos aparelhos eletrônicos?


Para os idosos também é importante manter as atividades físicas. Como elas devem ser?


Nesse momento de pandemia a atividade física se tornou ainda mais importante?


O senhor comentou sobre a diferença entre atividade física e exercício físico e, para quem de repente não tem muito tempo para praticar exercícios, atividades diárias podem ajudar? Como caminhar para o trabalho, usar escadas ao invés do elevador, isso ajuda?


Em 1º de setembro é comemorado o dia do profissional de Educação Física que auxilia na boa prática das atividades, dos exercícios físicos, que incentiva o autocuidado?


Para a qualidade de vida, aliar a atividade física também com outros hábitos saudáveis são importantes para nossa boa saúde?

A prática de atividades físicas traz ao indivíduo a sensação de bem-estar, entre todos os inúmeros benefícios para a vida e saúde.


17 visualizações0 comentário
bottom of page