top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Ascomcer: 60 anos oferecendo cuidados e esperança

Por Fabíola Castro*

Fachada do Hospital Ascomcer / Foto: Ascomcer.

A Ascomcer - Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Juiz de Fora tem 60 anos de existência com grande parte da força de trabalho vinda do apoio de voluntários que se mantém imensurável na instituição desde sua fundação, fazendo parte da Diretoria Executiva e Conselhos Deliberativo e Fiscal, e também atuando diretamente com o paciente (através de visitas solidárias, projetos psicossociais, visitas religiosas) e em diversas áreas como bazar, artesanato, costura e eventos beneficentes.


A Ascomcer foi fundada em 4 de janeiro de 1963 por Maria José Baeta Reis, que tinha sobrevivido a um câncer de colo uterino e prosseguiu na luta a favor dos pacientes oncológicos carentes, com o apoio da sociedade juizforana e de médicos do Departamento de Oncologia do Estado de Minas Gerais que passaram a atender os pacientes carentes e a realizar palestras de esclarecimentos à comunidade.


Sem ainda ter uma sede própria, em fevereiro de 1963, a ASCOMCER recebeu apoio da Sociedade São Vicente de Paulo, que durante 2 anos ofereceu à entidade 6 leitos de seu dormitório e condições para instalação de uma enfermaria destinada a abrigar seus pacientes.

O Hospital atual teve suas obras finalizadas em 1988 no bairro Cascatinha com o propósito de dar um tratamento digno e humanizado ao paciente oncológico carente, e foi inaugurado com o nome de Hospital Maria José Baeta Reis.


Neste mês, dedicado à campanha “Outubro Rosa” a Ascomcer promove diversas atividades de conscientização, informação, promoção da saúde, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Neste 19 de outubro, é o Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama.


Em entrevista para o quadro "Bendita Saúde" desta quinta-feira, 19, a assessora de comunicação da Ascomcer, Sara Tellado, contou um pouquinho do trabalho e atividades no hospital, especialmente neste “Outubro Rosa”.


Confira:


Outubro é o mês de prevenção e conscientização do câncer de mama? Qual a sua importância?


Na Ascomcer como a campanha “Outubro Rosa” é conduzida?


A Ascomcer dispõe ainda de um ônibus que oferece atendimento, orientações para as mulheres para além do hospital?


O hospital promove eventos que auxiliam no seu funcionamento e também levam informação a vários cantos, lugares e pessoas?


Já são 60 anos da Ascomcer, como se deu essa história e qual avaliação você faz hoje?


Além dos eventos beneficentes, as pessoas podem também ajudar?


Obrigada, Sara por participar com a gente e trazer informações sobre o trabalho da Ascomcer.


Atualmente, o “Hospital Ascomcer”, tem 98% de seu atendimento direcionado a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo os outros 2% dos atendimentos direcionados aos diversos pacientes de planos de saúde e particulares. O hospital possui 72 leitos para internação, sendo 5 leitos de UTI, 5 leitos para pediatria, 29 para tratamento clínico, 24 para cirurgia e 9 apartamentos para convênios e particulares.


Lá no Instagram @ascomcer tem mais informações sobre o hospital e seu trabalho e também sobre a 10ª Corrida Solidária do Outubro Rosa, no dia 29 de outubro, para quem gosta de esporte, deste tipo de evento, e ainda ajuda quem precisa. Com a sua inscrição milhares de pacientes são beneficiados. Você pode também ajudar divulgando!


*Com informações do site: ascomcer.org.br.

0 visualização0 comentário
bottom of page