top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Arquidiocese realiza visitas pastorais até o final do ano

*Por Danielle Quinelato com entrevistas de WebTV "A Voz Católica"

*O clima de partilha e comunhão de ideias prevaleceu no primeiro dia da Visita Pastoral na cidade de Passa Vinte


Já foram iniciadas, na Arquidiocese de Juiz de Fora, as visitas pastorais, durante as quais o Arcebispo Metropolitano, ou uma equipe por ele composta, passa pelas comunidades paroquiais com o intuito de se inteirar das partes pastoral, espiritual e administrativa.

Em 2023, as primeiras a receberem as visitas pastorais foram as paróquias pertencentes à Forania Bom Jesus. Na última semana, em passagem pela Paróquia Santo Antônio de Passa Vinte, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, falou sobre a importância desse gesto do bispo.


O Ecônomo da Arquidiocese de Juiz de Fora, Padre Liomar Rezende de Moraes, fez parte da equipe que visitou a paróquia de Passa Vinte. O sacerdote explicou os principais aspectos analisados.


O Pároco da Paróquia Santo Antônio, Padre Fransérgio Garcia da Silva, falou sobre como os paroquianos reagiram à visita pastoral.


A Arquidiocese vai vivenciar a etapa das visitas pastorais até o final do ano. Ao todo, cerca de 70 paróquias devem ser visitadas.

As visitas pastorais estão previstas no Código de Direito Canônico, devendo ser feitas periodicamente pelo bispo diocesano ou, em seu nome, pelos vigários episcopais. A raiz histórica da Visita Pastoral do Bispo vem das visitas dos apóstolos às comunidades cristãs fundadas por eles. Hoje, os Bispos, como sucessores dos Apóstolos, continuam esta tradição.

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page