Arquidiocese de Juiz de Fora publica decretos para auxiliar administração dos cemitério paroquiais
- Radio Catedral

- há 19 horas
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral

A Arquidiocese de Juiz de Fora avançou na organização e acompanhamento dos cemitérios vinculados às paróquias. No fim de outubro, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, instituiu uma comissão especial para estudar e conduzir todo o processo de regularização desses espaços.
O grupo reúne padres, advogados e historiadoras da Cúria, com a missão de elaborar instruções, esclarecer dúvidas, sugerir melhorias e definir normativas complementares.
Na semana passada, após as primeiras análises, Dom Gil publicou dois novos decretos. O primeiro reúne orientações gerais sobre o uso e a titularidade das sepulturas perpétuas nos cemitérios paroquiais ou vinculados à Arquidiocese de Juiz de Fora.
Esse documento já está em vigor e deverá ser afixado em todos os cemitérios sob responsabilidade da instituição.
O segundo decreto determina, de forma temporária, a proibição de venda, cessão ou concessão de gavetas e jazigos no Cemitério Paroquial Nossa Senhora das Dores, em Grama. A medida busca reorganizar e reestruturar o local, preservando o caráter sagrado do espaço. A decisão também já passou a valer.
Atualmente, mais de 20 cemitérios estão ligados à Arquidiocese, distribuídos por diversas paróquias. A instituição reforça o compromisso em garantir o uso adequado, digno e respeitoso das sepulturas confiadas aos seus cuidados.









Comentários