Após fortes chuva, vendaval e granizo, é decretada situação de emergência em Leopoldina (MG)
- Silvia Carvalho
- há 4 horas
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral

Será publicado nesta quinta (6) o Decreto Municipal nº 5.569/2025, que declara Situação de Emergência em Leopoldina. O documento foi assinado nesta quarta (5) pelo Prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz, após as fortes chuvas acompanhadas de vendaval e tempestade de granizo ocorridas na tarde de terça (4).
O Decreto de Situação de Emergência terá vigência pelo prazo de 180 dias.A medida tem objetivo de garantir agilidade e maior capacidade de resposta por parte do Município para assistência às famílias atingidas, restabelecimento de serviços, reconstrução de estruturas danificadas, mobilização de força de trabalho, apoio voluntário e contratação emergencial de serviços e bens necessários de forma imediata, dentro dos parâmetros legais.
Danos em várias regiões de Leopoldina
Segundo a Prefeitura, foram cerca de 58 mm de chuva em cerca de 30 minutos, com rajadas de vento superiores a 80km/h, causando danos significativos em diversas regiões urbanas, distritos e comunidades rurais de Leopoldina.
Houve destelhamentos de residências, alagamentos, queda de árvores, danos em estruturas públicas, unidades escolares e comprometimento total do telhado do setor de hemodiálise da Casa de Caridade Leopoldinense. Estradas rurais também sofreram interrupções por barreiras e deslizamentos.
A Defesa Civil de Leopoldina, o Corpo de Bombeiros e as equipes técnicas da Prefeitura, ainda atuam na avaliação dos danos, levantamento das necessidades, acolhimento às famílias afetadas e encaminhamento das medidas emergenciais.









Comentários