
Radio Catedral
Aparecimento de caramujos africanos aumenta nesta época chuvosa
Por Fabíola Castro

Durante o período de chuvas é comum o aparecimento de grandes quantidades de caramujos africanos. Esta espécie invasora foi trazida ao Brasil na década de 1980 e acabou se espalhando pela natureza, tornando-se uma praga urbana, como comenta o veterinário do Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Juiz de Fora, José Geraldo de Castro Júnior.
Segundo José Geraldo o caramujo africano pode causar verminoses por ser hospedeiro.
As principais medidas de combate ao caramujo estão relacionadas ao manejo ambiental. Como esses animais se alimentam de plantações e se alojam em locais com lixo, é importante manter a capina sempre em dia e fazer o acondicionamento e descarte do lixo da maneira correta.
O veterinário do Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Juiz de Fora, José Geraldo, orienta o que fazer para eliminar o caramujo africano.
Outra medida importante de proteção é deixar sempre de molho as frutas e legumes por 30 minutos, dentro de uma bacia com uma colher de água sanitária e um litro de água. No caso de outras dúvidas, o Setor de Zoonoses atende através do telefone 3690-7030.