Radio Catedral
Após o término da vacinação dos trabalhadores da educação, imunização da Covid será por idades em MG

Em coletiva de imprensa nesta terça-feira (8), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, o médico Fábio Baccheretti, anunciou que, visando acelerar a imunização contra Covid-19 em todo o estado, 70% das vacinas recebidas por Minas serão destinadas para aplicações por idade, enquanto 30% servirão aos grupos prioritários. A mudança será válida após o término da vacinação dos trabalhadores da educação, conforme as orientações do Ministério da Saúde, e faz parte da meta de vacinar todos os mineiros maiores de 18 anos até dezembro deste ano, segundo o Governo do Estado.
A previsão, de acordo com o secretário estadual de saúde, Fábio Baccheretti, é de que Minas Gerais receba cerca de 4 milhões de doses de vacinas neste mês de junho para dar sequência à imunização, incluindo a primeira remessa dos imunizantes da Jansen, do grupo Johnson & Johnson — que necessita de apenas uma aplicação e possui capacidade de imunização em um prazo de apenas 15 dias.
Atualmente, cada remessa de vacina contra a covid-19 é enviada pelo governo federal com as indicações dos respectivos grupos prioritários a serem contemplados, de acordo com a ordem estabelecida pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). Após a vacinação de todos os trabalhadores da educação (nível básico e superior), essa regra sofrerá alterações, conforme explicou o secretário, Fábio Baccheretti.
Fábio Baccheretti destacou ainda, que todos os municípios mineiros passam a receber os imunizantes da Pfizer, que antes eram apenas enviados às capitais.
Até o momento, cerca de 7 milhões de vacinas contra a covid-19 foram aplicadas em Minas Gerais, sendo que 5 milhões 193 mil 899 mineiros receberam a primeira dose e 2 milhões 462 mil 245 foram imunizados com a segunda dose, segundo dados do Painel Vacinômetro da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais desta terça-feira (8).
Conforme divulgado pelo Governo, caso o cronograma do Ministério da Saúde relativo à entrega de vacinas seja cumprido, a expectativa do Estado de Minas é que todos os mineiros maiores de 18 anos — o que totaliza um público de 17 milhões de pessoas — recebam pelo menos a primeira dose da vacina contra a covid-19 entre outubro e dezembro de 2021.