• Radio Catedral

Ansiedade: realidade crescente entre crianças e adolescentes

Por Fabíola Castro




Após o período de isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, pesquisas têm indicado um aumento significativo nos casos de ansiedade em crianças e adolescentes, provocado por vários motivos: o distanciamento social, a dificuldade do retorno à rotina escolar, o contato com as pressões de processos avaliativos como as provas; entre outros.


No fim do último mês de abril, um grupo de mais de 20 alunos de uma escola do ensino médio de Recife (PE) precisou ser atendido por profissionais de saúde depois de apresentar sintomas de ansiedade. A crise coletiva ocorreu na primeira semana de exames depois do retorno das aulas presenciais, após os dois anos de restrições impostas pela pandemia.


No quadro "Bendita Saúde" desta terça-feira, 31 de maio, a Psicóloga Escolar e Professora dos cursos de Psicologia e Pedagogia da Estácio Juiz de Fora, Anna Paula Gomes, falou sobre o tema.


Confira:


O retorno às aulas neste período pós-pandemia tem sido um desafio nas escolas quanto ao que diz respeito à ansiedade causada em todos, principalmente nas crianças e adolescentes? Por que isso tem ocorrido?


Acompanhamos esse caso da crise coletiva de ansiedade em uma escola do ensino médio de Recife (PE). É algo para se ter uma atenção e preocupação maior e para ser trabalhado pelas escolas e famílias? De que forma?


Quais sinas, sintomas devem ser observados de que um quadro de ansiedade está se desenvolvendo ou acontecendo com as crianças/adolescentes?


Como tratar esses casos?


É possível evitar, prevenir que esses casos de ansiedade aconteçam?


Projeto COM-TATO

O curso de Psicologia da Estácio promove um projeto chamado COM-TATO? Qual o objetivo?


Como funciona esse projeto?


Já tem uma avaliação do trabalho realizado até então?


Simpósio sobre Saúde Mental nas escolas

Haverá ainda um Simpósio sobre Saúde Mental nas escolas?


Para quem é voltado o simpósio?


Qual a importância de um evento desse que aborde o tema da saúde mental nas escolas?


Como participar?


Os dados de ansiedade nas crianças reforçam a importância de falar e agir nesse contexto?


Obrigada Professora Anna Paula por falar com a Rádio Catedral sobre esse assunto tão importante!


O Simpósio pode ser acompanhado na internet pelo Microsoft Teams, para isso o link deve ser solicitado o link na página estaciojf_oficial.


A parte presencial será realizada na Estácio que fica na Av. Presidente João Goulart, 600 - Bairro Cruzeiro do Sul, Juiz de Fora.

0 comentário