top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Alegria e gratidão marcam festa do Jubileu de 100 anos da Paróquia NS da Conceição em Matias Barbosa

Atualizado: 7 de set. de 2022

Por Roberta Oliveira


Alegria e gratidão são os sentimentos dos católicos em Matias Barbosa (MG) na celebração do Jubileu de 100 anos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Ao longo do mês de setembro, os paroquianos terão a chance de conhecer a história da qual fazem parte.

Dentro do Ano Jubilar com o tema “100 anos vida e missão nesse chão” e o lema “Por tudo dai graças” (1Ts 5,18), a comunidade católica segue celebrando o centenário de fundação da paróquia lembrado no dia 1º de setembro.


No último fim de semana, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu a Celebração do Sacramento da Crisma para 75 jovens, adultos e idosos, na Matriz Nossa Senhora da Conceição que fica na Praça Manoel de Castro, 78, Centro. Dom Gil reforçou o momento de gratidão por este momento na paróquia em Matias Barbosa.


Dom Gil Antônio Moreira contextualizou a importância da celebração do Jubileu de 100 da Paróquia Nossa Senhora da Conceição na caminhada sinodal da arquidiocese.


Devoção a Nossa Senhora da Conceição é modo de vida, diz Padre Osmar


O Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Padre Osmar Bezerra dos Santos, comentou que as reflexões do Ano Jubilar estão sendo realizadas desde o início do ano.


Padre Osmar reforçou como a devoção à Nossa Senhora da Conceição se tornou um pilar da fé e da vida na região.


Contribuição da Igreja Católica


O historiador e professor Ricardo Sartini destacou que a contribuição da Igreja Católica para Matias Barbosa começou antes da emancipação e segue forte no município.


Exposição "100 anos pelos Caminhos da Fé"


Estará em cartaz ao longo do mês a exposição "100 anos pelos Caminhos da Fé,"que conta a história da paróquia. A integrante da equipe organizadora, Rita de Cássia Mattos, explicou que só foi possível por causa da mobilização popular para registar esta linha do tempo.


Rita de Cássia Mattos lembrou como é significativo organizar as informações sobre a história da Paróquia em Matias Barbosa.

Programação da Exposição "100 anos pelos Caminhos da Fé"


  • 4 de setembro - Associação Atlética Matiense 8h às 18h

  • 5 a 9 de setembro - no Auditório da Câmara Municipal de Matias Barbosa 8h às 17h

  • 12 a 14 de setembro - saguão da Prefeitura de Matias Barbosa

  • 15 a 30 de setembro - exposição itinerante nas comunidades que desejarem. A visitação deve ser agendada na Secretaria Paroquial.


Histórico da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Matias Barbosa*


Em 27 de agosto de 1886 foi instituído o curato de Nossa Senhora da Conceição de Matias Barbosa. O desenvolvimento religioso da paróquia se inicia a partir do paroquiato de seu primeiro vigário, Cônego Joaquim Monteiro. Segundo relata Cônego Francisco Maximiano de Oliveira, no livro intitulado “Sinais da Igreja no Juiz de Fora”, o local ainda conservando a antiga capela onde Tiradentes orou, depois de seu pernoite ali, com os demais inconfidentes algemados.

Na década de 1920, a paróquia cresceu substancialmente, sob a gestão profícua e realizadora do Vigário José de Luca, que promoveu a construção da residência paroquial, próxima a Matriz. Tempo mais tarde, Pe. Exupério Augusto Correia, assumindo a paróquia, normalizou a situação financeira e deu continuidade ao incremento espiritual da mesma.

Em 1951 começou o paroquiato do padre Pedro Ferrari. Segundo Côn. Maximiano de Oliveira, tempo cheio de realizações positivas em todos os setores, incluindo a reforma do templo, com a torre no estilo colonial.

Atualmente a paróquia é administrada pelos Padres Osmar Bezerra dos Santos, Pároco, e Ailton José Alvim, Vigário Paroquial. Se destaca com seu trabalho com a Pastoral Catequética e na realização das Semanas Bíblicas Paroquiais – que neste ano tem sua 34ª edição.



*Fonte: Arquidiocese de Juiz de Fora

104 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page