top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Agosto Laranja: informação sobre a Esclerose Múltipla e a importância do diagnóstico precoce

Por Fabíola Castro


Neste mês é realizada a campanha “Agosto Laranja”, com o intuito de divulgar informações sobre a Esclerose Múltipla e conscientizar a população da importância do diagnóstico precoce para esta doença autoimune que ainda é desconhecida por cerca de 80% dos brasileiros de acordo com a AME (Amigos Múltiplos pela Esclerose).


A Neurologista, Dra. Lígia Barros, em entrevista para o quadro Bendita Saúde desta terça-feira, 23, explicou sobre a Esclerose Múltipla.


Confira:


O que é a Esclerose Múltipla?


Quais são as partes do organismo mais acometidas pela doença?


Quais são as causas da Esclerose Múltipla?


Quais os sintomas que a Esclerose Múltipla pode apresentar?


Esses surtos que a senhora comentou como seriam?


Como é feito o diagnóstico da doença?



Como é a evolução da doença? E o tratamento da Esclerose Múltipla?


A doença tem cura? É possível prevenir a Esclerose Múltipla?


Qual é a predominância da Esclerose Múltipla? E a faixa etária que é mais acometida?


Qual a importância do Agosto Laranja, desta campanha temática que trata da esclerose múltipla?


Destacar mais uma vez a importância de se conhecer sobre as condições e doenças que podem afetar a nossa saúde para que em caso de possíveis sinais e sintomas procurar ajuda médica especializada. O diagnóstico precoce faz toda a diferença para a cura, quando é possível, e se não, para a qualidade de vida do paciente.


Famosos com Esclerose Múltipla


A Esclerose Múltipla atinge também algumas pessoas famosas. A atriz e humorista Claudia Rodrigues conhecida pelo papel da Marinete na série "A Diarista", de alguns anos atrás, e que participou também da "Escolinha do Professor Raimundo", entre outros programas de humor, foi diagnosticada com Esclerose Múltipla no ano 2000 e já precisou ser internada algumas vezes por conta da doença.


Também a atriz conhecida por interpretar a Bebel em "A Grande Família", a Guta Stresser, revelou este ano o diagnóstico desta doença autoimune, que como a Dra. Lígia explicou, na entrevista, o próprio sistema imunológico destrói a cobertura protetora de nervos, causando distúrbios na comunicação entre o cérebro e o corpo.



10 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page