Agosto Dourado: PJF tem programação especial para valorizar aleitamento materno
- Silvia Carvalho
- 11 de ago. de 2025
- 2 min de leitura
Por Rádio Catedral

Durante todo o mês de agosto, a Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a campanha Agosto Dourado, com uma programação especial voltada para a valorização do aleitamento materno.
A iniciativa inclui palestras, cursos, simpósios e atividades em salas de espera, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da amamentação, incentivar a doação de leite humano e fortalecer as redes de apoio a mães e bebês.
A campanha, que acontece em todo o país, adota a cor dourada como símbolo do leite materno, considerado pela Organização Mundial da Saúde um alimento “de ouro” para a saúde e o desenvolvimento infantil, como destaca a Supervisora do Banco de Leite Humano da Secretaria de Saúde de Juiz de Fora, Fernanda Pavan.
A recomendação da OMS é de aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida, e de forma complementar até os dois anos ou mais. Fernanda Pavan destaca a importância da amamentação.
Segundo Fernanda Pavan, a programação inclui orientações para gestantes e puérperas durante atendimentos de vacinação e pré-natal, um curso especial para gestantes na Santa Casa no dia 14, e o 2º Simpósio Municipal de Aleitamento Materno, que acontece nos dias 26 e 27, de forma online, reunindo profissionais e estudantes da saúde.
Em Juiz de Fora, o Banco de Leite Humano coordena ações ao longo do mês e mantém, de forma permanente, a coleta de leite e de frascos de vidro com tampa plástica rosqueável, usados no armazenamento e transporte do alimento para UTIs neonatais da cidade e região. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, na sede do Banco de Leite, na Rua São Sebastião, número 772, Centro.
Confira a programação do Agosto Dourado 2025
Salas de espera – Programa Cultive
Dias: 12, 14, 19, 21, 26 e 28/08
Local: Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente (DSMGCA)
Durante os dias de vacinação do Programa Cultive, puérperas receberão orientações sobre a importância do aleitamento materno e os serviços oferecidos pelo BLH, como apoio profissional e informações sobre doação de leite.
Salas de espera no pré-natal – Saúde da Mulher
Dias: 14, 15, 21, 22, 28 e 29/08
Gestantes serão orientadas sobre os benefícios da amamentação desde os primeiros dias de vida do bebê, além de conhecerem os serviços do Banco de Leite, como suporte à amamentação e incentivo à doação.
Curso para gestantes – Santa Casa de Misericórdia
Dia: 14/08
Parceria com a Santa Casa de Misericórdia
Durante o curso, será realizada uma palestra especial sobre doação de leite humano, abordando o processo, os critérios e a importância desse ato para a sobrevivência de recém-nascidos.
II Simpósio Municipal de Aleitamento Materno (online)
Dias: 26 e 27/08 ⏰ Das 14h às 18h
Evento online
Reunirá profissionais e estudantes da área da saúde para debater boas práticas, compartilhar experiências e apresentar evidências científicas sobre a amamentação, com o objetivo de fortalecer as redes de apoio e o compromisso com a saúde materno-infantil.









Comentários