top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Agosto Dourado destaca a importância da amamentação

Por Fabíola Castro


O mês temático "Agosto Dourado" coloca em discussão a importância do aleitamento materno. A campanha traz o incentivo à amamentação e intensifica ações de promoção, proteção e apoio a esse ato de amor entre mãe e filhos.


A Enfermeira do Banco de Leite Humano (BHL) de Juiz de Fora, Sílvia Raquel Victor, em entrevista para o quadro "Bendita Saúde" falou sobre a importância da amamentação e do trabalho que o Banco de Leite realiza de apoio e orientação às gestantes e mulheres que estão amamentando. Além de destacar sobre as doações de leite materno para bebês prematuros que são realizadas por aquelas mães que têm leite excedente ao necessário para seus filhos.


Confira:


1º de agosto marca o Dia Mundial da Amamentação, essa semana toda discute esse tema, assim como o mês de agosto é todo dedicado a amamentação no Brasil, representado pela cor dourada. Qual a importância dessa mobilização e conscientização?


Em Juiz de Fora, o Banco de Leite Humano vai promover alguma forma de conscientização/campanha dentro do mês?


Há ainda um seminário, oficinas e curso de Gestantes?


Qual o trabalho realizado pelo BLH? Como ele oferece ajuda às mães quanto a amamentação?


Sobre a doação de leite materno: quem pode doar, como fazer?


Depois da doação do leite, o que é feito, para onde ele vai?


Como estão as doações de leite materno em Juiz de Fora?


Então reforçando, as mulheres que estejam amamentando, que tenham dúvidas, alguma dificuldade ou queiram doar o leite materno, podem buscar o apoio, as orientações do Banco de Leite Humano?

O Banco de Leite Humano, vinculado à Subsecretaria de Assistência à Saúde, da Secretaria de Saúde de Juiz de Fora, fica no Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente, na Rua São Sebastião, nº 772 , Centro. O telefone de contato é o (32) 3690-7436.



Importância do aleitamento materno


A Dra Alice Amaral, que é médica Nutróloga, reforça a importância da amamentação para os bebês e para as mães.


A médica fala ainda do tempo que deve durar o aleitamento materno e do cuidado que as mães que estão amamentando devem ter também com a sua alimentação.




Programação do Agosto Dourado em Juiz de Fora


01 à 31/08 - Salas de espera - Apoio e Promoção aleitamento materno – Mitos e Verdades

Unidades de Atenção Primária, Banco de Leite Humano, Serviço de Ginecologia e Obstetrícia HU/UFJF - Salas de Espera sobre o aleitamento materno e doação

Promoção: Banco de Leite de Juiz de Fora

Apoio: UFJF


03/08 - 14h às 16h - Mamaço

Calçadão da Rua Halfeld

Promoção: Banco de Leite de Juiz de Fora

Apoio: Suprema, UFJF, AMMA


23/08 - 8h às 12h - Seminário Municipal do Aleitamento Materno

Local: Auditório da Faculdade de Enfermagem/ UFJF

Temas

1. Desafios do Aleitamento Materno - Palestrante: Enfª Silvia Raquel Peres Toledo Victor - Supervisora Banco de Leite Humano de Juiz de Fora

2. Colostroterapia, práticas de incentivo e apoio à amamentação de recém-nascidos prematuros - Palestrante: Dr. Vitor Alvim - pediatra e neonatologista do HU-UFJF/EBSERH.

3. Impacto do Aleitamento materno na redução da Mortalidade Materna e Infantil - Palestrante: Enfª Ana Beatriz Querino – Comitê de Mortalidade Materna de Juiz de Fora

Promoção: Banco de Leite de Juiz de Fora

Apoio: UFJF


24/08 - 13h às 17h - Oficinas de Capacitação

Faculdade de Enfermagem da UFJF

Oficina 01 - Manejo na lactação: ingurgitamento, fissura mamilar e obstrução de ductos - Mediador: Silvia Raquel Peres Toledo Victor

Oficina 02 - Como observar e avaliar a mamada e ordenha de leite humano - Mediador: Odete Pregal Monteiro

Oficina 03 - Doação de Leite Humano: triagem, seleção e armazenamento - Mediador: Rosane Maria da Silva Alves - Farmacêutica responsável e técnica do laboratório de controle de qualidade do leite humano

Oficina 04 - Avaliação e Manejo da Anquiloglossia: problemas relacionados à sucção no neonato - Mediador: Fonoaudióloga Carolina Ferreira Conti de Matos, Coordenadora do Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Regional João Penido.

Promoção: Banco de Leite de Juiz de Fora

Apoio: UFJF


29/08 - 14h às 16h - Curso para Gestantes

Local: Auditório da Vigilância em Saúde

Avenida dos Andradas, n° 523 .

Promoção: Banco de Leite de Juiz de Fora




25 visualizações0 comentário
bottom of page