• Radio Catedral

Aeroporto da Serrinha, em Juiz de Fora, está sob operação e gestão da Infraero

Por Fabíola Castro

Aeroporto da Serrinha | Foto: Prefeitura de Juiz de Fora

O Aeroporto Francisco Álvares de Assis, conhecido com Aeroporto da Serrinha, em Juiz de Fora já está sob a operação e gestão da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero. O contrato anunciado pela Prefeitura no último dia 9 de junho, entrou em vigor na segunda-feira, 13. O secretário de Mobilidade Urbana, Tadeu David, fala sobre a contratação e nova gestão do aeroporto.

Conforme destacado pelo secretário o contrato é de 24 meses e prorrogável por até cinco anos. A Infraero é uma empresa pública com quase 50 anos de atuação e responsável pela administração de diversos aeroportos do país. Segundo Tadeu David o objetivo é trazer mais desenvolvimento para a cidade e novas perspectivas econômicas.


De acordo com o secretário o aeroporto vai operar também voos comerciais.


Conforme a Infraero os primeiros meses de gestão do aeroporto serão para regularizar questões de infraestrutura, principalmente na pista, para garantir a segurança das empresas que já operam e vão operar no aeroporto.


O Aeroporto da Serrinha*


Com dimensão total de aproximadamente 352.451,00 m², o Aeroporto da Serrinha fica situado à Avenida Prefeito Mello Reis, sem número, no bairro Santos Dumont.


O equipamento conta com Terminal de Passageiros de 233 m², contendo estrutura para cantina, banheiros acessíveis, sala de embarque, sala de desembarque, saguão principal; Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Telecomunicações Aeronáuticas; Hangar com banheiros e sala, com aproximadamente 120 m²; Posto de Abastecimento de Aeronaves; Edificação destinada a Seção Contra Incêndio; Casa da administração; e Casa de Força.


Além disso, a pista de pousos e decolagens de aeronaves possui pavimentação asfáltica, contendo auxílios luminosos visuais de aeródromo e de aproximação, com todas suas estruturas metálicas que suportam outros componentes de equipamentos e sistemas operacionais.


Em virtude de sua localização geográfica e pelos aspectos demográficos do município de Juiz de Fora e região, houve um aquecimento econômico que atraiu voos da aviação comercial regional chegando ao índice de maior movimento de embarque de passageiros no ano de 2011, com cerca de 120 mil embarques e desembarques no ano. As companhias aéreas operaram no aeroporto até 2014.


*Fonte: Prefeitura de Juiz de Fora

0 comentário