Aedes aegypti: confira o roteiro dos agentes de endemia nesta semana em Juiz de Fora
- Radio Catedral
- 27 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Por Rádio Catedral

Nesta semana, 14 bairros de seis regiões de Juiz de Fora vão receber ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Os trabalhos serão realizados até quarta-feira (29), nos seguintes locais:
Norte: São Damião, Cidade do Sol e Fontesville II;
Nordeste: Vila dos Sonhos, Residencial Santa Efigênia e Granjas do Triunfo;
Oeste: Condomínios Alto dos Pinheiros e Portal da Torre;
Sul: Cidade Nova e Vale Verde;
Sudeste: Alto Riveli (Bairro Nossa Senhora de Lourdes) e Costa Carvalho;
Central: Centro e Dom Bosco
Leia também: Vacinação contra a Dengue continua no Departamento da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente em Juiz de Fora
A Prefeitura solicita o apoio dos moradores na abertura das residências e que sigam às orientações dos agentes e os recebam, visto que a maioria dos focos estão dentro das casas. Todos os servidores estarão identificados e uniformizados.
As visitas são feitas com acompanhamento do responsável pelo imóvel. Os agentes analisam as situações de risco, remanejam, tratam ou eliminam os recipientes que possam acumular água e/ou que não tenham utilidade, na parte externa e interna das residências.
As dicas para combater o Aedes aegypti são: sempre verificar ralos e cisterna, bromélias, plantas aquáticas e troncos de árvores no jardim. Retirar os pratinhos das plantas, tampar os tambores com água de chuva. Inspecionar também os banheiros em desuso, as caixas d’água e o quintal. Descartar o lixo corretamente. Manter a piscina sempre tratada, mesmo se estiver em desuso.
Como denunciar
As denúncias anônimas sobre focos do Aedes Aegypti em Juiz de Fora e região podem ser feitas pelo sistema JF contra a Dengue, que roda em todas as plataformas. Outras formas é o WhatsApp, (32) 98432-4608, ou pelo e-mail dengue@pjf.mg.gov.br.
A população também pode auxiliar no combate por meio de denúncias de possíveis focos em qualquer um dos 11 postos do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga) espalhados pelo município.
Diga Centro
Av. Barão do Rio Branco 1.851 / Loja - Centro (Esquina com a Rua Afonso Pinto da Mota)
Av. Brasil 2.001 / Térreo - Centro (Prédio-Sede da PJF)
Av. Presidente Itamar Franco 992 - Centro (Procon)
Diga Centro-Sul
Rua São Mateus 300 - São Mateus
Diga Nordeste
Av. Rui Barbosa 530 - Santa Terezinha
Diga Norte
Av. Presidente Juscelino Kubitschek nº 900 / loja 14 - Francisco Bernardino (Moinho)
Praça Jeremias Garcia – Benfica
Diga Oeste
Av. Presidente Costa e Silva nº 2.066 - São Pedro
Diga Sul
Rua Porto das Flores 276 - Santa Luzia
Yorumlar