top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Advento: tempo da esperança


Foto: ACI Digital

O Advento é o tempo da esperança, da grande expectativa de Jesus que virá. Este é o grande sinal do primeiro tempo do Ano Litúrgico. Durante as quatro semanas do Advento, nos preparamos para o Natal.


O Papa Francisco, no Angelus do último domingo, dia 29 de novembro, disse que o "Advento é um apelo incessante à esperança: recorda-nos que Deus está presente na história para o conduzi-la ao seu fim último e à sua plenitude, que é o Senhor Jesus Cristo".


É um tempo de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor. Esse momento que antecede o Natal deve ser para os cristãos, um tempo de preparação para vivermos a alegria prometida.


O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, lembra que nesse tempo de preparação somos convidados a realizar a Novena de Natal.

Dom Gil fala ainda como participar bem desse tempo de feliz espera, mesmo que estejamos vivendo momentos difíceis causados pela pandemia.

Este tempo, que assinala o começo do Ano Litúrgico e se encerra na tarde de 24 de dezembro, compreende as quatro semanas que antecedem a festa do Natal. Nas duas primeiras, a liturgia convida a vigiar e a esperar a vinda gloriosa do Salvador; nas duas últimas, recorda a espera dos profetas e de Maria, a proximidade do cumprimento da promessa salvífica de Deus.


Em 2020, a tradicional Novena que caracteriza o tempo de espera do nascimento de Jesus, em que grupos de famílias, amigos e vizinhos se reúnem, este ano será feita virtualmente na maioria dos lugares.


Na Arquidiocese de Juiz de Fora a Novena, que assim como nos últimos anos foi preparada a nível de Província Eclesiástica, em parceria com as dioceses de Leopoldina e São João del-Rei, não foi impressa e já está disponível em formato digital para smartphones. Ficará a cargo de cada paróquia a organização e o formato das reflexões novenárias.


O lema escolhido para este ano foi “Deus habita esta cidade” (Sl 47, 9). Além dos textos da novena, a comissão organizadora disponibilizou artes personalizáveis para os nove dias, que podem ser compartilhadas nas redes sociais por paróquias, grupos e movimentos.


Clique aqui e acesse todo o material da Novena 2020.

7 visualizações0 comentário
bottom of page