top of page

Adolescentes do Centro Socioeducativo mostram o mundo através das lentes no Festicid

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • 10 de out.
  • 1 min de leitura

Por Rádio Catedral


Fotos da Exposição: Sejusp-MG / Divulgação
Fotos da Exposição: Sejusp-MG / Divulgação

Os adolescentes do Centro Socioeducativo de Juiz de Fora tiveram a oportunidade de mostrar seu olhar sobre o mundo durante o Festival Internacional de Cinema e Cultura da Diversidade, o Festicid, que aconteceu em setembro.


A exposição de fotografia “O Mundão e Eu” reuniu imagens produzidas por 13 jovens, que participaram de um curso de fotografia com dez encontros, combinando teoria e prática.


As aulas foram ministradas pela fotógrafa Lêda Bárbara Soares e promovidas em parceria entre o Centro Socioeducativo, administrado pela Sejusp-MG, e a Associação Cultural Cine Fanon, organizadora do festival.


Para o psicólogo do Centro Socioeducativo de Juiz de Fora, Artur Duarte, a oficina de fotografia foi uma grande surpresa. Segundo ele, os adolescentes conseguiram, através da arte e do próprio olhar, expressar sentimentos, desejos e perspectivas sobre o mundo, mesmo dentro da medida de internação.



Além de aprender técnicas fotográficas, os adolescentes exploraram diferentes formas de olhar para o mundo. Durante o curso, eles visitaram o Museu Mariano Procópio e passearam pelas ruas do centro da cidade, registrando objetos afetivos, sentimentos e desejos.


As fotos capturam a dualidade entre o mundinho, da privação de liberdade, e o mundão, repleto de novas possibilidades.


A exposição é um convite para refletir sobre como a arte pode transformar experiências e abrir novas perspectivas para adolescentes em situação de vulnerabilidade.



Comentários


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page